Dia Mundial do Rock, conheça a origem

“Hoje é dia de rock, bebê!”, como diria a atriz Christiane Torloni, que soltou a famosa frase em uma entrevista cedida durante o Rock…

Um dos palcos do festival Live Aid, em 13 de julho de 1985, foi no estádio de Wembley, em Londres

Hoje é dia de rock, bebê!”, como diria a atriz Christiane Torloni, que soltou a famosa frase em uma entrevista cedida durante o Rock in Rio 2011. Mais do que qualquer data, essa frase é bastante simbólica para o dia 13 de julho, data em que se comemora o Dia Mundial do Rock.

A escolha por essa data se deve a um festival organizado pelo músico Bob Geldof, em 13 de julho de 1985, batizado de Live Aid, que teve o objetivo de chamar a atenção do mundo para os sérios problemas de miséria e fome que atingiam o continente africano, afetando principalmente às crianças.

O Live Aid foi realizado simultaneamente nas cidades de Londres, na Inglaterra e na Filadélfia, nos Estados Unidos sendo transmitido ao vivo para diversos países. O lendário festival contou com a participação de grandes nomes não só do rock mas de outros estilos, entre os quais Led Zeppelin, The Who, Dire Straits, Queen, U2, Paul McCartney e Mick Jagger.

Também estiveram presentes Phil Collins, David Bowie, Madonna, Joan Baez, Scorpions, BB King, Sting, Black Sabbath e Eric Clapton, entre outros, ou seja, um time de muito peso, para ninguém botar defeito. O festival foi tão marcante que aquela data foi instituída oficialmente como o Dia Mundial do Rock, que passou a ser comemorado desde então.

Aproveite a data ao som de ótimas canções: Trilha sonora para o Dia Mundo do Rock, Dicas

Bandas que marcaram o rock

Os Rolling Stones completaram 50 anos de rock and roll, se consagrando como um dos maiores representantes do estilo

Foi na década de 1950 que nasceu o rock and roll, através de nomes como Little Richard, Bill Haley e Chuck Berry, entre outros, que uniram as músicas cantadas pelos negros com a dos brancos. Logo em seguida apareceu o “Rei do Rock”, Elvis Presley, que sacudiu a conservadora sociedade norte-americana dos anos 50, levando o rock às camadas mais populares.

Nas décadas seguintes, ganhando cada vez mais adeptos, o rock caiu de vez no gosto dos fãs com o aparecimento dos Beatles, Rolling Stones, Ramones, Pink Floyd, Iron Maiden, Motorhead, Sex Pistols, The Doors, Bob Dylan, Jimi Hendrix, Aerosmith, Beach Boys, Kiss e AC/DC.

Também não podemos nos esquecer das bandas que marcaram os anos 80 e os 90, como Metallica, Guns N’ Roses, Nirvana, Pearl Jam, Faith No More, Motley Crue, Foo Fighters, Van Hallen e Red Hot Chilli Peppers, sendo que algumas delas ainda estão na ativa.

Conheça Os maiores nomes do rock

Rock brasileiro

Raul Seixas marcou época no rock brasileiro

O Brasil também revelou grandes nomes para o rock, como Titãs, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, Mutantes, Raimundos, Rita Lee, a “Rainha do rock brasileiro” e o “maluco beleza”, Raul Seixas, entre tantos outros.

Top