Cuidados necessários para proteger os olhos

Quinta-feira (14), comemorou-se o Dia Mundial da Visão, data estabelecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela Agência Internacional para a Prevenção da…

Quinta-feira (14), comemorou-se o Dia Mundial da Visão, data estabelecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira. Em homenagem, resolvemos listar alguns cuidados essenciais, para garantir a saúde da sua visão.

Nosso olho, por também ser um órgão, se beneficia dos atributos dos alimentos que consumimos. Desse modo, uma dieta saudável e equilibrada será de grande utilidade para a saúde visual. De acordo com uma pesquisa realizada na Austrália, para que as lágrimas, protetora dos olhos contra os agentes externos, sempre fiquem saudáveis, é necessário a ingestão de verduras, frutas e legumes, que contenham vitaminas A e E.

A ingestão de bastante líquido, além de hidratar o organismo, é essencial para elevar a quantidade de lágrimas em nosso organismo. Outra dica importante é proteger os olhos do sol, com óculos escuros, desde que estes tenham fator de proteção solar, para impedir futuros danos a sua visão. Outra dica, fundamental, é não ficar muito próximo a TV, procure manter uma distância de pelo menos um metro da tela e evite ficar horas em frente ao televisor.

Reajustar a luz do monitor do computador, também poderá contribuir bastante. As telas muito brilhantes além de cansar os olhos, danificam a visão. Já para aquelas que adoram se maquiar, evite usar o lápis na parte interior dos olhos. Dependendo do produto, poderá causar irritação ou coceira.

Para finalizar, o mais importante é complementar todos os cuidados acima citados, com uma consulta ao oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano. Ele poderá te auxiliar, informando todos os cuidados que deverá ter no dia a dia.

Top