Você está em: MundoDasTribos > Especiais > Especial Dia dos Pais> Dia dos pais 2017 – Origem da data, história

Dia dos pais 2017 – Origem da data, história

Semelhante ao Dia das Mães, o Dia dos Pais foi criado com o mesmo objetivo: prestar uma homenagem a quem se desvelou no cuidado com os filhos. A data é uma oportunidade para agradecer aos pais por tudo o que tem feito por seus filhos, além de ser um momento para reunir a família.

Sonora Louise Smart Dood (Foto: divulgação)

 Origem norte-americana

A origem da comemoração remonta ao ano de 1909, em Washington, nos Estados Unidos. Sonora Louise Smart Dood, ao escutar um sermão oferecido às mães, pensou que seria uma boa ideia criar uma data para comemorar o Dia dos Pais. Sonora queria prestar uma homenagem a seu pai, o veterano da guerra civil, William Smart, que havia criado os seis filhos sem ajuda de ninguém, após a morte da mulher no parto do caçula.

Oportunidade para passar bons momentos ao lado de seu pai (Foto: divulgação)

 A ideia amadureceu e Sonora remeteu uma petição à Associação Ministerial da cidade de Spokane, no Estado de Washigton, solicitando a criação da data especial para homenagear os pais, além de uma ajuda para uma Entidade de Jovens Cristãos da localidade. No próximo ano, em 19 de junho, foi comemorado o primeiro Dia dos Pais, nos Estados Unidos. A data era a mesma do aniversário de William Smart. Para simbolizar o evento foram escolhidas as rosas. As vermelhas para os pais vivos e as brancas para os que já haviam falecido.

A data celebra os laços entre pais e filhos (Foto: divulgação)

 

A comemoração se estendeu de Spokane para todo o Estado, até que em 1924, o presidente Calvin Coolidge passou a apoiar a criação de um Dia dos Pais para toda a nação. Porém, foi somente em 1966, que o presidente Lyndon Johnson declarou, por meio de uma proclamação presidencial, que o terceiro domingo de junho seria reservado para a comemoração do Dia dos Pais.

No Brasil, agosto é o mês escolhido

Já no Brasil, a data passou a ser comemorada em 1953, por ação do publicitário Sylvio Bhering. O Dia dos Pais nacional foi celebrado inicialmente em 14 de agosto, dia de São Joaquim, considerado como um patriarca da família. A partir desta data, passou-se a homenagear os pais no segundo domingo do mês de agosto.

Leia mais: Presentes Customizados Para Dia dos Pais

Dia dos Pais, Presentes Especiais

Outros 11 países também comemoram o Dia dos Pais, mas na maioria, o mês de junho é que foi reservado para a data. Mais do que oferecer presentes, é o momento de estar com aqueles que ajudaram a formar nosso caráter, acompanharam nossos primeiros passos e contribuíram para nosso crescimento.

Recomendado para você
Especial Dia dos Pais

Mensagem para o Dia dos Pais 2017

Especial Dia dos Pais

Dicas de Presente para Dia dos Pais 2017

Especial Dia dos Pais

Dia dos pais Avon 2017: promoções, dicas

Especial Dia dos Pais

Kit O Boticário dia dos pais 2017 comprar online

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *