Isabella Moretti 22/11/2012 Notícias

No dia 22 de novembro comemora-se o Dia do Músico. Esta ocasião é perfeita para parabenizar os profissionais que se dedicam aos projetos musicais e encantam milhares de pessoas com a habilidade para tocar ou cantar.

Para ser músico é necessário ter dedicação e talento. (Foto:Divulgação)

Origem do Dia do Músico

O dia 22 de novembro foi escolhido para homenagear os artistas da música porque também é o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos.

Certa vez, Cecília foi condenada a morrer asfixiada em um quarto de banho quente em sua casa, pois era cristã e o Império Romano a perseguia. Porém, ela passou três dias e três noites entoando cantos de louvor a Deus. Os algozes tentaram degola-la por três vezes sem obter sucesso, então a deixaram morrer agonizando. Mesmo sem as cordas vocais, as canções da santa continuaram a ser ouvidas.

Santa Cecília é a padroeira dos músicos. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Curso de violão gratuito

O músico e suas virtudes

Ser músico não é para qualquer um. É necessário ter vocação para manusear um instrumento musical ou obter uma afinação perfeita. Além de dom, o profissional da música também precisa se dedicar aos ensaios para aprimorar o seu trabalho e ter muita força de vontade, pois não é uma carreira fácil.

Existem pessoas que encontram um hobby na música, por isso tocam e cantam aos finais de semana com a família ou com os amigos. Por outro lado, há também quem vive de música, fazendo apresentações em bares, casas noturnas e festas. A segunda categoria é um pouco mais complicada, pois a remuneração de um ‘músico desconhecido’ é desvalorizada.

Um bom músico é aquele que está sempre atualizando o seu repertório, tem habilidade para tocar mais de um instrumento e também se arrisca como compositor. Ele também precisa acreditar no seu talento e não se intimidar com os ‘nãos’ de muitas tentativas profissionais.

O curso superior de música faz toda a diferença na carreira de um músico. (Foto:Divulgação)

Muitos músicos não possuem formação de nível superior na área de música, mas a faculdade é muito importante para conseguir sucesso profissional. O exame de aptidão em universidades públicas costuma ser bastante difícil, mas o empenho de cada candidato faz toda a diferença.

Ao ingressar no curso superior de música, o estudante escolhe qual instrumento quer se especializar: piano, saxofone, violão, violoncelo, entre outros. O canto também é uma opção de especialidade.

No Brasil, algumas instituições são voltadas especialmente para a formação de músicos, como é o caso do Conservatório de Tatuí, no interior de São Paulo. Neste ano, cerca de 600 alunos vão realizar apresentações de 19 a 24 de novembro, participando de diferentes concertos para mostrar as habilidades com os instrumentos e com a voz.

Veja também: Conservatório de Tatuí 2012: inscrições, cursos

Outros artigos

Esmalte adesivo – marcas, como aplicar

17/01/2012

Esmalte adesivo – marcas, como aplicar

Toda mulher quer estar bonita,  com pele e cabelo bem cuidados, e maquiagem em dia. Com as unhas não é diferente, é preciso que estejam em perfeito estado e, em conj...