Dia de São Jorge: 23 de abril

No dia 23 de abril é comemorado do Dia de São Jorge. A data costuma ser celebrada em todo Brasil e serve para relembrar…

No dia 23 de abril é comemorado do Dia de São Jorge. A data costuma ser celebrada em todo Brasil e serve para relembrar a trajetória do santo guerreiro.

São Jorge é o santo guerreiro. (Foto:Divulgação)

O Dia de São Jorge é motivo para missas e procissões, mas somente no município do Rio de Janeiro o calendário define a data como feriado. Outros países pelo mundo definem o santo como patrono, como é o caso do Reino Unido, Portugal, Geórgia, Catalunha e Bulgária.

Saiba mais: Acessórios de São Jorge: dicas, fotos

Origem do Dia de São Jorge

O dia 23 de abril foi escolhido para homenagear o santo guerreiro porque faz uma referência a data de falecimento dele. São Jorge morreu no ano de 303, na Nicomédia. Os seus restos mortais se encontram na Igreja na Lídia, Israel.

História de São Jorge

São Jorge nasceu na Capadócia, região que hoje pertence a Turquia. Após o falecimento do pai, ele se mudou com a mãe para a Palestina. Ao atingir a adolescência, Jorge se tornou soldado e não demorou muito tempo para ser promovido a capitão do exército.

São Jorge Foi soldado e capitão. (Foto:Divulgou)

As qualidades de Jorge foram reconhecidas pelo imperador, que o promoveu ao título de conde do exército romano. Diocleciano, no entanto, tinha planos de matar todos os cristãos e a decisão deixou o novo guerreiro espantado.

Não concordando com o extermínio de cristãos, Jorge resolveu realizar uma reunião para afirmar a sua fé em Jesus Cristo. Ele ainda declarou que as divindades adoradas nos templos pagãos eram ‘falsos deuses’.

O imperador resolveu submeter Jorge a vários tipos de tortura para que ele desistisse da fidelidade a Cristo. No entanto, o soldado romano se manteve firme e não abriu mão de sua crença. Diocleciano, então, deu ordens para degolá-lo.

Continuar Lendo  Confira o guia dos vestibulares de inverno 2012

Jorge morreu com apenas 28 anos, mas com a fé inabalada.

São Jorge defendeu a fé em Cristo até a sua morte. (Foto:Divulgação)

Curiosidades sobre São Jorge

– São Jorge é um dos santos mais venerados do catolicismo;

– William Shakespeare nasceu e morreu no dia de São Jorge;

– São Jorge é um dos santos mais antigos do culto cristão;

– Os praticantes do candomblé associavam a figura de Ogum a São Jorge para fugir da perseguição;

– Uma tradição que surgiu no século XII diz que São Jorge matou um dragão. Na verdade este episódio simboliza a idolatria destruída com as armas da fé cristã;

– No Brasil, São Jorge também é padroeiro dos escoteiros e da cavalaria do exército;

– A devoção a São Jorge se tornou popular no Ocidente por causa das Cruzadas Medievais;

– São Jorge é o santo padroeiro do Corinthians;

– O santo guerreiro já serviu de inspiração para várias bandas, como Iron Maiden e Angra.

Veja também: Novela Salve Jorge: atores confirmados, história

Top