Dia de São Cosme e Damião

Muitas lendas envolvem a história de Cosme e Damião, tanto sobre sua existência e feitos na terra, como também lendas envolvendo a morte dos…

Muitas lendas envolvem a história de Cosme e Damião, tanto sobre sua existência e feitos na terra, como também lendas envolvendo a morte dos irmãos. Algumas contam que os irmãos praticavam milagres, e foram mortos, pois tinham esses atos interpretados como feitiçaria na época, o que resultou na degolação dos irmãos, já outras lendas contam que Cosme e Damião eram crianças muito boas, que traziam muita sorte para as pessoas, e em troca de seus milagres, pediam doces e brinquedos.

Independente de qual seja a verdadeira história, o dia de Cosme e Damião é celebrado por algumas religiões, e em datas diferentes. Para o catolicismo, o dia de São Cosme e Damião é celebrado no dia 26 de setembro, enquanto que para o Candomblé, esse dia é comemorado hoje, dia 27 de setembro.

Para a igreja católica, os irmãos foram médicos que trabalhavam e não cobravam nada em troca de seus serviços, curavam apenas em nome de Jesus, e é por isso que para eles, São Cosme e Damião são os padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e até mesmo das faculdades de medicina. Já para a religião Umbanda os santos cuidam apenas das crianças. E a diferença na data de comemoração não é por acaso, pois está é uma forma de diferenciar a comemoração da igreja católica, em relação à Umbanda.

A comemoração dos Umbandistas na Bahia, por exemplo, consiste em gentilezas, as pessoas oferecem gratuitamente caruru, vatapá, e doces para seus vizinhos. No Rio de Janeiro, é comum ver crianças nas ruas fazendo pedido de doces e brinquedos, além de enfeitarem o centro Umbanda com objetos que fazem referencia aos Santos.

Independente das lendas que giram em torno dos Santos Cosme e Damião é mais uma data onde as pessoas demonstram sua fé, independente da religião.

Leia Também:  Restaurante week Curitiba 2012, lista restaurantes

Top