Dia de finados em 2 de novembro: origem, crendices e orações

O dia de finados é dedicado aos que já morreram, sendo uma data marcada no calendário, como feriado no Brasil,  no dia 2 de…

O dia de finados é dedicado aos que já morreram, sendo uma data marcada no calendário, como feriado no Brasil,  no dia 2 de novembro. É um momento em que as pessoas rezam pelos parentes que se foram. Missas são celebradas em favor de todos os mortos (alguns nomes até são citados pelo padre). Os cemitérios ficam lotados de familiares visitando, levando flores e fazendo orações nos túmulos. O dia é todo dedicado às lembranças e recordações do passado.

Origem e história do dia de finados

Há indícios de que esse tipo de celebração aos mortos acontece desde o século 1º, quando os cristãos  tinham o costume de visitar túmulos dos mártires. A partir do século 5º,  a Igreja instituiu a data para esse tipo de oração específica aos que faleceram, sendo o dia 1 de novembro o “Dia de todos os Santos” e o dia 2 de novembro a data de finados. A palavra finado significa “aquele que se finou”, ou seja, teve o seu fim, acabou, foi extinto.

Crendices

Os católicos acreditam que mesmo após a morte, as orações dos que estão vivos podem beneficiar o parente ou pessoa amada, sendo assim,  as orações dos fiéis católicos acontecem no dia de finados, em missas especiais e em visitas ao túmulo.

As velas,  também, aparecem no ritual católico de oração, muitas vezes são levadas aos túmulos dos falecidos, juntamente com flores, objetos pessoais e fotos. Em especial, a vela tem a intenção de fazer perpetuar a luz da pessoa que morreu.

Esse ritual não é compartilhado por todos os cristãos, os evangélicos, por exemplo, não acreditam que haja salvação após a morte, portanto, a alma da pessoa falecida não pode se salvar com orações, tudo o que ela fez em vida é que determina a salvação de sua alma.

Leia Também:  Brazilian International Game Festival 2012

No Brasil, o dia de finados é de pesar, melancolia e dores, muitas pessoas passam o dia sem ligar a televisão ou rádio. No entanto, em outros países, como o México, o dia é de alegria, festa e banquete, Há a crendice de que o morto pode voltar a Terra neste dia e comer o que mais gostava junto com seus parentes vivos.

Orações

A Igreja Católica instituiu orações prontas, para que as pessoas rezem em favor dos mortos,  em favor de suas vidas e a iminência da morte. Há vários tipos de orações pré-definidas, um exemplo segue abaixo:

“Senhor, que eu não tenha medo de amar as pessoas,

Pensando que a morte romperá

Todos os laços afetivos entre nós.

Senhor, que eu possa crer que os sentimentos

Que me unem às pessoas

Duram além do sepulcro. Amém.”

Top