Dia das crianças 2013: confira os presentes de hoje e de antes

Com o passar das décadas, o dia das crianças continua sendo comemorado no dia 12 de outubro, mas os presentes sofreram uma transformação. Os…

Com o passar das décadas, o dia das crianças continua sendo comemorado no dia 12 de outubro, mas os presentes sofreram uma transformação. Os itens que costumavam divertir os pequenos antigamente não são os mesmos que proporcionam lazer e entretenimento para a nova geração.

As crianças de todas as gerações possuem algo em comum: adoram brincar. (Foto:Divulgação)

Os presentes de hoje

Os novos hábitos e o surgimento de novas tecnologias, justificam as mudanças que ocorreram nos presentes de hoje e de antes. Os brinquedos vendidos nas lojas atualmente reconhecem os desejos de uma criança que gosta de eletrônicos, que procura valorizar os seus personagens favoritos e que busca interatividade.

Há muitas formas de presentear uma criança em pleno século XXI, mas é necessário levar em conta fatores como estilo pessoal, idade e sexo para escolher o melhor produto.

Linha de bonecas Monster High. (Foto:Divulgação)

Hoje em dia, os meninos manifestam vontade de ganhar carros de controle remoto, pistas Hot Wheels, Nintendo Wii, moto elétrica, bayblade, helicóptero com controle remoto, entre outros. Já as meninas estão interessadas em ganhar de presente as bonecas mais modernas do mercado, como Baby Alive, Monster High, Little Mommy e Polly.

Saiba mais: Linha de brinquedos da novela Carrossel

Alguns presentes são capazes de satisfazer as preferências de meninos e meninas na hora da brincadeira, como os jogos de tabuleiro, o pula-pula inflável, o laptop infantil, o patinete, a bicicleta e as fantasias.

Os presentes de antes

O pião era a alegria dos meninos do século XIX. (Foto:Divulgação)

Século XIX
No século XIX os brinquedos eram fabricados artesanalmente, reaproveitando materiais para que eles assumissem um sentido lúdico na vida das crianças. Entre os clássicos da época, vale ressaltar o pião, a boneca de pano, os soldadinhos de chumbo e os brinquedos de lata.

Os brinquedos de madeira fizeram sucesso nos anos 10 e 20. (Foto:Divulgação)

Anos 10 e 20 
No início do século 20, os carros em miniatura, as bonecas de porcelana e as peças de madeira faziam sucesso com a criançada.

Os bonecos de celulóide se tornaram uma sensação nos anos 40. (Foto:Divulgação)

Anos 30 e 40
Os bonecos de celulóide e o futebol de botão foram alguns itens que divertiram as crianças deste tempo.

Os incríveis robôs vintage dos anos 50. (Foto:Divulgação)

Anos 50 e 60
Na década de 50, os brinquedos eram bem simples e sem grandes avanços tecnológicos. Nesta época a criança tinha um espírito mais aventureiro, de subir em árvore ou brincar na rua com os amiguinhos. Os meninos e meninas gostavam de ser presenteados com carrinhos e bonecas, respectivamente. Nos anos 50, surgiu o bambolê, o lego começou a ganhar fama entre as crianças e os robôs vintage também começaram a marcar presença nas lojas de brinquedos. Estes brinquedos continuaram a fazer sucesso na década de 60.

Genius, um dos jogos clássicos da Estrela. (Foto:Divulgação)

Anos 70 e 80
A evolução dos brinquedos aconteceu mesmo entre os anos 70 e 80, quando a Estrela lançou no mercado uma linha de brinquedos repleta de opções e capaz de atender as expectativas de crianças de todas as idades.

Leia Também:  Decoração Com Brinquedos Antigos

Produtos como Genius, Boca Rica e Ferrorama fizeram sucesso na infância dos anos 80 e deixaram saudade, por isso foram relançados anos depois. Os brinquedos voltaram ao mercado para a alegria dos adultos nostálgicos e também para despertar a curiosidade dos mais jovens.

Alguns brinquedos, em especial, marcaram a infância de pais e avós, como por exemplo: a boneca Susi, o Playmobil, a boneca Gui Gui, o Fofão, o Atari, o Pula Pirata, o Carro da Barbie, o gravador portátil Gradiente, o Lango-lango, o robô Ar-Tur, o Aquaplay, o Cachorro Snif e o Furbys.

Tamagotchi, o bichinho virtual. (Foto:Divulgação)

Anos 90
Quem viveu a infância dos anos 90 com certeza vai se recordar dos bonecos do Cavaleiros do Zodíaco, que permitiam aos garotos a possibilidade de reviver as aventuras dos personagens do desenho.Outro brinquedo típico desta época foi o Tamagotchi, um bichinho virtual que manteve as crianças entretidas e proporcionou contato com a tecnologia ascendente do Japão. O brinquedinho permitia alimentar, brincar e acompanhar as etapas da vida do bichinho, como se fosse um verdadeiro animal de estimação.

Veja também: Brinquedos Estrela: Bonecas

Top