Dia 26 de março: Dia do chocolate e do cacau

No dia 26 de março: dia do chocolate e do cacau comemora-se o dia do cacau. Apesar de a data ser pouco conhecida, ela…

Por Isabella Moretti em 29/02/2016

No dia 26 de março: dia do chocolate e do cacau comemora-se o dia do cacau. Apesar de a data ser pouco conhecida, ela representa uma ótima oportunidade para saborear deliciosos doces e relembrar a história do chocolate ao longo do tempo. Mesmo faltando algumas semanas para o domingo de páscoa, já é possível experimentar bombons, barras, trufas e outros itens saborosos preparados com o cacau.

Dia 26 de março Dia do chocolate e do cacau (Foto: Exame/Abril)

Dia 26 de março Dia do chocolate e do cacau (Foto: Exame/Abril)

Dia 26 de março: Dia do chocolate e do cacau

O cultivo do cacau, que é relembrado no dia 26 de março: dia do chocolate e do cacau, se iniciou entre os astecas, sendo que o fruto possuía estreita ligação com a religiosidade e até mesmo lenda. Segundo as crenças dos sacerdotes da civilização, a bebida preparada com o cacau tinha efeitos especiais, principalmente quando tomada em taças de ouro. Por volta de 1519, um conquistador espanhol chamado Fernando Cortés chegou México e teve o primeiro contato com o cacau.

Leia mais informações sobre: Promoção Presente de Natal Brasil Cacau

Onde começou tudo

Chocolate é vendido durante o ano inteiro  (Foto: Exame/Abril)

Chocolate é vendido durante o ano inteiro (Foto: Exame/Abril)

A bebida dos astecas começou a ser difundida pelo mundo, mas não agradou aos europeus devido ao gosto amargo. A receita foi então aprimorada, recebendo leite, açúcar e outros condimentos que tornaram o sabor mais agradável. Depois de um tempo, o líquido ganhou uma versão sólida, ou seja, os tabletes.

Origem do nome

O termo chocolate provém do espanhol e foi justamente na Espanha que o cultivo do cacau se desenvolveu de forma pioneira. Com a industrialização, Estados Unidos e Holanda se apoderaram das receitas e iniciaram a produção de chocolate em larga escala.

Existem tipos diferentes de chocolates já para o consumo  (Foto: Exame/Abril)

Existem tipos diferentes de chocolates já para o consumo (Foto: Exame/Abril)

No Brasil, o cacaueiro tornou-se conhecido a partir do século XVII, quando os colonizadores portugueses começaram a plantar o fruto. O grande auge da produção de cacau brasileiro aconteceu na Bahia, por isso até hoje o estado se destaca como o maior produtor de cacau do país.

Leia mais informações sobre: Cacau: fruto pode evitar graves problemas intestinais

Os benefícios do cacau para a saúde

O cacau possui poderosas propriedades nutricionais. Ele proporciona bem estar às pessoas, fornece energia e ainda possui caráter afrodisíaco. Acredita-se também que o chocolate influencia na produção de serotonina, melhorando o humor e a disposição. Quanto maior a quantidade de cacau no produto, mais benefícios para o organismo ele proporciona.

Na páscoa aumenta a procura pelo produto  (Foto: Exame/Abril)

Na páscoa aumenta a procura pelo produto (Foto: Exame/Abril)

Os nutricionistas afirmam que o melhor tipo de chocolate para consumir é o meio-amargo, pois possui substâncias antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos e contribuem com a prevenção de doenças cardíacas. Apesar de todos os benefícios associados ao cacau, é importante não cometer exageros na dieta.

Aproveite o dia do cacau para saborear um delicioso chocolate ou presentear alguém com este doce dos deuses!

Top