Dez patrimônios culturais da Humanidade no Brasil

Escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO), o título de Patrimônio Cultural da Humanidade é concedido a monumentos,…

Escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO), o título de Patrimônio Cultural da Humanidade é concedido a monumentos, edifícios, trechos urbanos e até ambientes naturais, cuja a importância tenha valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.

A intenção não é apenas catalogar, mas ajudar a identificar, proteger e preservar os bens culturais considerados especialmente valiosos para a humanidade. No Brasil, a UNESCO selecionou dez patrimônios. Veja abaixo quais são eles e um pouco sobre o que são.

Centro Histórico de Olinda

Localizado em Olinda, no estado de Pernambuco, a cidade tem um traçado irregular, com influência medieval e religiosa. Entre as construções existentes na atualidade, se destacam a Catedral de Olinda, o Mosteiro de São Bento, o Convento de São Francisco, com a Igreja de Nossa Senhora das Neves e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, entre outros.

Centro Histórico de Goiás

Localizada na antiga capital do estado de Goiás, a cidade de Goiás abriga outro patrimônio histórico. Entre suas várias obras de arte, as construções no local são a Igreja da Boa Morte, as ruas de pedra, a antiga cadeia, a Igreja de Santa Bárbara e os casarões.

Cidade Histórica de Ouro Preto

Fundada através da fusão de diversos arraiais e pelos bandeirantes, a cidade Histórica de Ouro Preto situa-se em Minas Gerais. Foi o primeiro sítio brasileiro a receber o título de Patrimônio Mundial. Seus principais monumentos são a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu da Inconfidência, o Teatro Municipal, entre outros.

As ruínas jesuítico-guaranis de São Miguel das Missões

Situada na cidade de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, a cidade abriga as ruínas jesuíticas da antiga redução de São Miguel do Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões, e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo. Dentro do sítio, também se encontra o Museu das Missões.

Centro Histórico de Salvador

Compreende a área história da cidade de Salvador, composto por ruas e monumentos arquitetônicos da época do Brasil Colônia. Entre eles, estão o Palácio do Rio Branco, a Casa Ruy Barbosa, o Solar Ferrão, a Catedral Basílica, entre outros.

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

Localizado no morro do Maranhão, no município brasileiro de Congonhas, em Minas Gerais, o Santuário é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma basílica, um adro com esculturas de Doze Profetas feitas por Aleijadinho e seis capelas com cenas da Paixão de Cristo.

Plano Piloto de Brasília

Projetado por Lucio Costa, vencedor do concurso para o projeto urbanístico da Nova Capital do Brasil, o Plano Piloto de Brasília teve sua forma inspirada pelo sinal da cruz. Lucio Costa, entretanto, defendeu a tese de que a capital federal pudesse ser comparada a uma borboleta.

Parque Nacional Serra da Capivara

Localizado no sudeste do estado do Piauí, ocupa área de vários municípios e foi criado para proteger uma área na qual se encontra o mais importante patrimônio pré-histórico do Brasil. No local, encontra-se um monumental museu a céu aberto entre belíssimas formações rochosas e sítios arqueológicos e paleontológicos, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos.

Centro Histórico de São Luís

O local compreende uma área de 220 hectares de extensão em São Luis, capital do Maranhão. Entre as edificações no local, encontram-se o Palácio dos Leões, a Catedral de São Luís, a Casa das Minas, o Teatro Artur Azevedo e muitos outros.

Centro Histórico de Diamantina

Em 1938, essa cidade foi colocada como patrimônio cultural, sendo a área inscrita de 28,5 hectares. Entre as construções do local, destacam-se as Igrejas de Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora do Carmo, São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Rosário.

Top