Dez dicas para emagrecer

A obesidade praticamente dobrou no mundo nas últimas três décadas, afetando 500 milhões de adultos, a maioria mulheres. Os dados revelam uma realidade preocupante:…

A obesidade praticamente dobrou no mundo nas últimas três décadas, afetando 500 milhões de adultos, a maioria mulheres. Os dados revelam uma realidade preocupante: 205 milhões de homens e 297 milhões de mulheres, ou seja, 9,8% dos homens e 13,8% das mulheres estão acima do peso. Nas crianças a situação também é preocupante.

Alimentação desregulada e a falta de exercícios físicos são os principais vilões do aumento dos índices de obesidade de muitos brasileiros. Mas calma, porque é possível ficar em forma e em paz com a balança. Para isso, é necessário uma reeducação alimentar e muita, mas muita força de vontade. Para ter um corpo saudável é preciso cuidado, determinação e amor próprio. Pensando nisso, separamos dez passos que vão colocar seu corpo na linha!

1) Faça de5 a 6 refeições por dia.

Tão importante quanto ficar atento às calorias que você consome no dia, é distribuir essas calorias corretamente. Levar a sério o horário das refeições é essencial. Alimentando-se de três em três horas, você acelera seu metabolismo, ou seja, todo o seu organismo trabalha de forma ordenada e isso facilita o processo de emagrecimento, além de não fica com a sensação de que comeu muito de uma só vez.

Refeições: Café da manhã, colação ou lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. 

2) Frutas na sobremesa e nos lanches.

Além de deliciosas, as frutas têm propriedades incríveis: mandam a hipertensão e o diabetes para bem longe, garantem força extra ao sistema imunológico e ajudam a manter o peso sob controle. Consuma, no mínimo, cinco frutas por dia de cores diferentes.

3) Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.

Tanto as verduras quanto os legumes fornecem vitaminas, minerais e fitoquímicos, são de baixo teor de gordura e calorias e alto teor de fibras e água. Ou seja, tudo o que seu corpo precisa para continuar funcionando direitinho.

Leia Também:  Dieta do Chá-mate

4) A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.

As proteínas são componente importante na dieta, porém, sem exageros. A maioria das pessoas se alimenta apenas de um tipo de carne, a bovina, mas o recomendado é abrir o leque de opções como o peixe e o frango sem pele que, além de gostosos, são mais eficientes quando o assunto é perca de peso.

6) Modere nos açúcares e nos doces.

Essa é, geralmente, a primeira atitude tomada por quem entra numa dieta. Mas cuidado! Não exagere, tirar de vez o açúcar do seu dia-a-dia pode causar ansiedade, fraqueza e o resultado será o inverso: mais vontade de comer.

7) Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.

O sal retém líquido, o que te deixa com o corpo inchado. O ideal é consumir uma colher de café do produto por dia.

8) Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral.

Os produtos integrais devem ganhar espaço nas refeições. Aliados à água, são determinantes no funcionamento correto do intestino.

9) Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.

Arrumar tempo para as atividades físicas é difícil, mas é preciso! Os exercícios são determinantes para queimar as calorias consumidas e modelar o corpo.

10) Aprecie sua refeição. Coma devagar.

Concentre-se na hora de se alimentar, afinal, é o momento de cuidar do que há de mais precioso: você. Sente-se, de preferência em um lugar calmo

e mastigue bem, sinta o sabor de cada alimento. Essa prática vai ajudá-lo a ficar satisfeito mais rápido.

É necessário também consumir leite ou derivados na quantidade recomendada, reduzir o álcool evitando o consumo diário e beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Agende uma consulta com um nutricionista e mãos à obra.

Leia Também:  Clodovil Morreu - É Anunciada Morte Cerebral de Clodovil Hernandes

Colocando em prática essas dicas, você conseguirá entrar em forma com saúde e ficar de bem com o espelho.

 

 

 

 

 

Top