Dez dicas para controlar a pressão alta

Apenas o uso adequado dos medicamentos não é suficiente para um melhor controle da pressão arterial. 1. A hipertensão acomete grande parte da nossa…

Por Editorial MDT em 29/11/2011

Apenas o uso adequado dos medicamentos não é suficiente para um melhor controle da pressão arterial.

1. A hipertensão acomete grande parte da nossa população. É uma doença crônica e, até o momento, não tem cura, porém, ela pode ser controlada adotando alguns hábitos saudáveis.Mantenha-se no peso ideal.

A obesidade, além de ser um fator predisponente a desenvolver outras doenças, como o diabetes mellitus, também é um grande vilão para os portadores de hipertensão. Com o aumento do peso, o trabalho do coração torna-se dificultado, além de ocasionar uma sobrecarga sobre o mesmo, provocando uma lesão irreversível nesse órgão.

2. Realize atividade física.

A prática de exercício físico, principalmente os aeróbicos, colabora com o melhor funcionamento do sistema cardiovascular; porém, é necessário não exagerar. Antes de iniciar qualquer atividade, procure a avaliação de um especialista.

3. Diminua a ingestão de sal.

Quando a dieta é rica em sal, ocorre a retenção de líquido no corpo, colaborando com o aumento da pressão arterial. Assim, diminua a ingestão de alimentos salgados, como por exemplo, os enlatados e os alimentos em conserva.

4. Evite bebidas alcoólicas.

O abuso de álcool é um dos maiores vilões para os portadores de pressão elevada, portanto fique longe dessa substância; em especial, quando a pressão encontra-se descontrolada.

5. Dieta saudável.

Dê preferência às frutas, verduras, legumes e carne branca, além de diminuir a ingestão de sal; uma alimentação equilibrada faz toda a diferença!

6. Medicamentos.

Nunca deixe de tomar os medicamentos receitados pelo médico. Mas não tome remédios indicados por pessoas que desconhecem o assunto; alguns medicamentos causam o aumento da pressão arterial, algo que pode ser muito maléfico.

7. Tabagismo.

O tabaco, além de todas as outras substâncias contidas no cigarro, provocam uma elevação na pressão arterial. Conseguir cessar vício do cigarro, antes que alguma consequência grave aconteça, seria maravilhoso!

8. Estresse.

Todo mundo sabe que, nos dias de hoje, é meramente impossível não passar nervoso, porém, esse é um grande vilão para ocasionar o aumento da pressão arterial. Antes de qualquer coisa, tente controlar suas emoções e alterações de humor e procure realizar atividades relaxantes. Atitudes como essas colaboram na melhora do quadro e controla de hipertensão arterial.

9. Acompanhamento médico.

O acompanhamento médico de rotina colabora no controle da pressão arterial e também ajuda a diagnosticar, precocemente, algum problema que está apresentando.

10. Medir a pressão arterial.

Saiba que pelo menos uma vez por ano, todas as pessoas deveriam medir a pressão arterial, o que poderia prevenir qualquer doença que o indivíduo está apresentando ou poderá apresentar.

 

 

Top