Devolução do auxílio emergencial: como funcionará?

Felipo Bellini 14/03/2022 Notícias

O auxílio emergencial foi criado para ajudar aqueles que perderam seus empregos durante o isolamento da pandemia. Infelizmente muitas pessoas que não se encaixavam no formato para receber solicitam da mesma forma. Assim fez com que o governo mandasse uma solicitação via sms que exige a devolução da quantia em dinheiro.

O que é o auxílio emergencial?

O Auxílio Emergencial é um programa do governo que tem como objetivo ajudar as famílias que perderam suas rendas e não tiveram como pagar suas contas durante o surto do Covid. Com isso foi feito uma quantidade de parcelas distribuídas durante um tempo para que essas pessoas pudessem se alimentar.

O que é o auxílio emergencial

Fonte/Reprodução: original

Como funcionará a devolução do auxílio emergencial

Caso tenha recebido a notificação para ser obrigado a devolver os valores recebidos que não se encaixam nas regras, é possível fazer esse pagamento através do site devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br. É importante frisar que não existe outra possibilidade de devolução a não ser através do site informado acima, isso porque podem existir golpes na internet e é importante ficar de olho.

Quem deve devolver o auxílio emergencial?

Os valores devem ser devolvidos caso não tenha se enquadrado nos requisitos para recebimento e mesmo assim fez a solicitação e foi aprovado. Esses valores foram adquiridos de forma indevida e caso se enquadre nessa situação, é importante que faça a devolução dos valores.

Como saber se devo devolver o auxílio emergencial?

Para saber se deve de fato devolver o auxílio emergencial, basta aguardar a informação ser enviada via sms para o seu celular. Nela será divulgada toda a situação e como será possível devolver os valores resgatados indevidamente.

O que acontece com quem não devolver o auxílio emergencial?

A informação divulgada é que caso o indivíduo não devolva os valores, após 6 meses sem o pagamento confirmado, será aplicado uma multa de 0,33% diariamente até completar 20% do valor total devido.

O auxílio emergencial veio como uma forma para ajudar aqueles que perderam seus empregos durante o surdo de covid. Mas infelizmente várias pessoas se aproveitaram da situação para receber valores indevidos, e caso seja um deles é importante efetuar a devolução para não haver maiores consequências.

Outros artigos