Detran RS – multas, IPVA, licenciamento

PUBLICIDADE

O Detran é um órgão responsável pelo cumprimento das leis e normas de trânsito no âmbito das suas atribuições. O Detran Rio Grande do Sul está presente em todo território do estadual. A finalidade do Detran é de controlar, fiscalizar, executar e gerenciar todas as atividades de trânsito dentro da própria legislação de trânsito.

Detran RS - bloco de multaConsulta do valor do pagamento do IPVA e emissão de boleto Detran RS

Para efetuar a consulta do veículo o condutor deverá acessar o site do Detran RS clicar em “Veículos” e escolher consulta. Ao optar pelo serviço abrirá uma página onde constará a consulta do veículo para informar a placa do veículo e o número do RENAVAM. Os números você encontra nos documentos do veículo. Em seguida terá que informar o código de segurança na figura ao lado e clicar em “consulta” que irá aparecer todas as informações desejadas.

Detran RS - siteIPVA por e-mail

Você sabia que poderá  fazer a solicitação do recebimento da sua carta do IPVA por e-mail? Isso mesmo, você faz a solicitação e receberá em seu endereço de e-mail todos os anos a carta contendo os valores e dados do IPVA do seu veículo. Você pode cadastrar um veículo ou se tiver mais poderá fazer por múltiplos. Quando o proprietário do veículo opta por receber a carta por e0-mail, automaticamente é suspensa a emissão  de cartas em papel. O cidadão que optar por essa proposta terá de bônus 500 pontos no Programa de Cidadania da Nota Fiscal Gaúcha. Vale lembrar que sempre que trocar de veículo deverá atualizar o cadastro.

PUBLICIDADE

Detran RS - serviçosComo cadastrar por e-mail

Para efetuar o cadastro por e-mail o cidadão deverá acessar o link Sefaz  (Secretaria da Fazenda) do Rio Grande do Sul. Ao abrir a página encontrará as opções desejadas, cadastro por veículo ou por múltiplos, ao escolher a opção abrirá outra página com os termos, que deverá ler e se estiver de acordo deverá clicar em “aceitar”. Abrirá mais uma página onde deverá informar o seu CPF, CNPJ, e a placa do veículo. Depois é só ir seguindo até finalizar. A partir desse momento o cidadão passará a receber de forma segura e confiável as informações pelo correio eletrônico.

Como cancelar o recebimento por e-mail

Para cancelar o recebimento dos documentos do IPVA do veículo por e-mail o cidadão deverá acessar a página do Sefaz e clicar em “cancelar recebimento”. Ao abrir outra página deverá informar o CPF, CNPJ e a placa do veículo, depois clicar em avançar e na próxima página cancelar o recebimento. Está feito o cancelamento.

Detran RS - carro com multaEmissão do boleto do IPVA

Para emitir o boleto do IPVA do seu veículo você deverá acessar o site do Sefaz e informar os documentos:

– CPF

PUBLICIDADE

– CNPJ

– Placa do veículo.

Depois você terá acesso a todas as informações sobre o seu veículo, inclusive o valor do IPVA que deverá ser pago. Depois é só imprimir o boleto e pagar nas agencias conveniadas. Esse é um procedimento simples e muito fácil, você só precisa ter acesso a internet. Esses serviços são muito bons, pois podem facilitar o dia a dia das pessoas.

Detran RS - CNHDetran do Rio Grande do Sul

Você sabia que o Detran do Rio Grande do Sul implantou a estrutura do Código de Trânsito Brasileiro em primeiro, em todo o Brasil? Isso ocorreu, antes de o mesmo ser publicado o que serviu de exemplo para o resto do país. O Detran do Rio Grande do Sul trouxe grandes novidades que fez com que avanços fossem tomados no sistema de registro de veículos e no sistema de habilitação de motoristas.

Serviços online Detran RS

O Detran do Rio Grande do Sul disponibiliza, além dos boletos para pagamento do IPVA e segunda via outros serviços como:

PUBLICIDADE

Infrações

– 2 via boleto taxas e serviços

– Consulta Defesas

– Consulta Recursos

– Segunda 2 via boleto multas

– Defesa da autuação

– Guia – Pagamento Multas/Consulta Notificações

– Consulta Infrações

– Apresentação do Condutor Infrator

– Recurso à JARI – Primeira instância administrativa

– Recurso ao CETRAN/Colegiado da PRF – Segunda instância administrativa

– Autuações Interestaduais

– Suspensão do Direito de Dirigir

Veículos

– Guia – Pagamento Veículos

– Calendário de Licenciamento

– Emitir Segunda 2 via IPVA RS

– Conferência de Chave Eletrônica

– Consulta Veículos

– Locais de Atendimento Veículos – CRVAs

– Placas e Tarjetas

– Serviços realizados nos CRVAs

– Segunda 2 via CRV

– Alerta de veículo furtado/roubado

– 2 Via CRLV

– Atualizar boleto 2 via IPVA RS

– Despachantes Credenciados

Habilitação

– Junta Médica ou Psicológica/ Portadores de Deficiência

– Guia – Pagamento de Serviços de Habilitação

– Consulta pontuação

– Segunda 2 via habilitação

– 2 via boletos taxas e serviços

– Locais de Atendimento – CFCs

– Autenticidade da CNH

– Consulta CNH

– Serviços realizados nos CFCs

– Categorias de Habilitação

– Recurso de Resultado de Exame Médico / Avaliação Psicológica

– Suspensão do Direito de Dirigir

– Intérpretes de Libras.

Todos esses serviços e muitos outros você encontra acessando o site do DETAN Rio Grande do Sul. Confira mais informações que poderão ser útil para você.

Detran RS - gurada de trânsitoLicenciamento de veículo Detran Rio Grande do Sul

O licenciamento do veículo deve ser pago para que o veículo esteja em dia. O pagamento inclui:

– IPVA;

– Taxa de expedição do documento (CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo);

– Multas vencidas (as infrações suspensas por recursos apresentados deverão ser pagas futuramente, caso o recurso seja indeferido);

– Seguro obrigatório.

Quando o cidadão paga o Licenciamento o Detran envia pelo correio a documentação do veículo (CRLV) comprovando que o mesmo está licenciado. Caso o Licenciamento não seja pago o condutor estará sujeito a multa por infração leve e o veículo deverá ser recolhido até que o documento esteja pago e possa apresentar. Vale lembrar que é necessário estar com o documento original dentro do veículo caso seja necessário apresenta-lo.

Como é feita a entrega do documento do veículo

A entrega do documento do veículo é feita pelo SEDEX no prazo de até 15 dias úteis. O documento será entregue no endereço que consta  nos registros do DETRAN. Para que não ocorra erros é importante, caso o endereço mude comunicar o CPVA no município onde está morando. Vale lembrar que para acompanhar a entrega do documento o cidadão poderá pegar no site do DETRAN  do Rio Grande do Sul, no link, “Consulta de Veículos” o número do SEDEX  e o link para consultar a situação de entre dos documentos junto ao correio.

Caso o documento não seja retirado do correio no prazo de até seis meses o mesmo será destruído.

Aposte nos diferenciais do Detran Rio Grande do Sul (Foto: Ilustração)

Onde pagar o Licenciamento

O Licenciamento do veículo poderá ser feito nos bancos: Caixa Econômica Federal, Banrisul, Bradesco, Sicredi e Itaú, apenas correntistas do Banco do Brasil poderão efetuar o pagamento do Licenciamento na agência. Para poder efetuar o pagamento é preciso que o cidadão informe a placa do veículo e o número do RENAVAM que está impresso no CRLV.

O Detran do Rio Grande do Sul é um dos melhores do Brasil (Foto: Divulgação)

Emplacamento de veículo Detran Rio Grande do Sul

Quando o veículo vai ser emplacado pela primeira vez o cidadão deverá se dirigir ao CRVA de seu município munido com os seguintes documentos:

Original e cópia do RG, CPF e do comprovante de residência (conforme Portaria Detran/RS 504/11);

Comprovante de inscrição no CNPJ obtido no sítio da SRF via internet e cópia do ato constitutivo, se pessoa jurídica;

Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) fornecida pelo fabricante ou revendedor.

Para veículos de aluguel os documentos a serem apresentados são os seguintes:

Autorização concedida pelo poder público para veículos próprios para o transporte de mercadorias, como moto-frete, ou para ônibus, transporte escolar e táxi. Quando for necessário também deverá apresentar o RNTRC.

Para veículos de Leilão Judicial os seguintes documentos:

No caso de leilão para fazer o emplacamento do veículo será necessário apresentar o termo judicial de entrega do veículo.

Para veículos de Leilão Particular:

Nesse caso o cidadão deverá apresentar a autorização para que o Leiloeiro possa fazer a alienação do edital e nota/recibo do leiloeiro.

Para veículos com Determinação Judicial:

Para esse veículo o cidadão deverá apresentar a cópia da decisão ou ofício onde deverá conter a determinação. A cópia deve ser autenticada para valer.

 

Emplacamento do veículo

Após todos os documentos estarem em dia o contribuinte deverá fazer a vistoria do veículo o mesmo deverá ser apresentado com todos os equipamentos obrigatórios para passar na vistoria.

Adição de categoria Detran Rio Grande do Sul

Para poder adicionar alguma categoria, seja “A” ou “B” na Carteira de Motorista o cidadão deverá atender as exigências como:

– Possuir CPF;

– Possuir documento de identidade;

– Saber ler e escrever;

– Ser penalmente imputável.

Também será necessário ter a seguinte documentação:

– Ofício do órgão onde presta serviço, comprovando sua função, caso seja servidor público do Estado, que exerça as funções de fiscal ou policial, ou servidor público da União, do Estado ou dos municípios, ou praça das Forças Armadas, que exerça a função de motorista, e deseje isenção de taxas.

– Carteira de Identidade, original e cópia (tendo sido este expedido pelo Departamento de Identificação do RS, poderá ser apresentado em cópia simples. Tendo sido emitido por qualquer outro órgão expedidor, será exigida a apresentação de cópia autenticada);

– CPF (original e cópia), dispensando-se este documento se o número constar na Carteira de Identidade;

– Ofício de organização militar acompanhado de ata das etapas de habilitação concluídas com aprovação naquela instituição, caso tenha frequentado o curso de formação de condutor nas Forças Armadas ou Auxiliares, com foco na categoria pretendida, e deseje aproveitar as etapas;

– Comprovante de residência (original e cópia) – Verificar itens 6 a 11 das observações.

– Os CFCs já estão realizando a captura digital de imagens, assim, NÃO é mais necessário levar fotos;

– Cópia autenticada de certificado de curso que contemple as disciplinas de direção defensiva (mínimo 10h/a) e primeiros socorros (mínimo 5h/a), para quem o frequentou, não o tenha registrado em seu prontuário e deseja aproveitamento das disciplinas acima;

– CNH (original e cópia) – esta substitui a Carteira de Identidade caso contenha fotografia digitalizada.

Como proceder:

– O cidadão deverá se dirigir até o CFC ou até o posto avançado se sua escolha levando a documentação exigida para tal;

– Deverá obter a guia GAD-E para pagamento das taxas do DETRAN-RS, que poderá ser requerida no CFC;

– Pagar a GAD-E nos bancos conveniados, como, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Sicredi ou Banrisul;

– Também deverá fazer a avaliação psicológica no CFC, se for exercer atividade que seja remunerada utilizando o veículo;

– Prestar o exame médico no CFC, ou no posto avançado;

– Se estiver incluindo a categoria B deverá fazer o curso no simulador de veículo;

– Fazer o curso prático de direção de veículos;

– Prestar o exame prático;

– Se passar nos exames deverá aguardar o prazo de 5 dias úteis para receber a CNH nova;

– A avaliação psicológica é exigida pelo médico.

Veja a lista de serviços do Rio Grande do Sul do seu Detran para mais informações (Foto: Ilustração)

Alteração de dados cadastrais Detran Rio Grande do Sul

Para fazer alteração dos dados cadastrais ou mudança de endereço é preciso se dirigir até o CRVA de seu município, no caso deverá ser onde o proprietário reside. Deverá também apresentar os documentos CPF, RG, originais e cópias. Vale lembrar que se a alteração de endereço for de estado também, será necessário observar as mesmas medidas previstas para a Troca de Município de Veículo do Rio Grande do Sul.

Detran Rio Grande do Sul (Foto: Ilustração)

Exame de reciclagem Detran Rio Grande do Sul

Quando ocorre o Processo de Suspensão do Direito de Dirigir o condutor deverá ficar com o direito de dirigir suspenso por 12 meses de acordo com o que tem estabelecido no Artigo 256, III e Artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro.

O PSDD é aplicado em duas situações:

– Quando o motorista comete infração de trânsito que o leve a perder o direito de dirigir;

– Quando o motorista atinge a pontuação 20 ou mais em sua carteira, de acordo com o Artigo 261§1º.

Nesses dois casos ocorrentes o condutor perde o direito de dirigir e deverá entregar a sua Carteira Nacional de Habilitação. Nesse caso o DETRAN abre o processo e notifica o condutor infrator, pessoalmente, por edital público ou pelo correio, para que o mesmo respeite o prazo de sua defesa por escrito. A defesa deverá ser enviada para o seguinte endereço no RS: Av. Júlio de Castilhos, nº 505, 8º andar, CEP: 90030-131 – Porto Alegre/RS ou também poderá entregue na Rede Tudo Fácil – Porto Alegre/RS localizada nos seguintes endereços:

– Centro na Av. Borges de Medeiros, 521;

– Zona Sul – Av. Wenceslau Escobar, 2666;

– Zona Norte- Rua Domingos Rubbo,51.

Caso a defesa não seja enviada o caso será julgado a revelia. Após o julgamento o condutor é notificado pelo edital público, pelo correio ou pessoalmente. Caso o condutor queira poderá recorrer da decisão junto a JARI junto ao DETRAN enviando pelo correio o recurso escrito por punho próprio para os seguintes endereços:

– Av. Júlio de Castilhos, nº 505, 8º andar, CEP: 90030-131 – Porto Alegre/RS

– Rede Tudo-Fácil em Porto Alegre/RS:

– Centro- Av. Borges de Medeiros, 521;

– Zona Sul – Av. Wenceslau Escobar, 2666;

– Zona Norte- Rua Domingos Rubbo,51.

Após o julgamento o condutor deverá entregar a Carteira Nacional de Habilitação junto a qualquer CFC do RS, onde receberá um recibo. A CNH ficará retida até que se cumpra o tempo de reclusão da mesma e até que seja feita a reabilitação do condutor.

Conheça os serviços do Detran Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)

Alienação ou desalienação do Detran Rio Grande do Sul

Para alienação ou desalienação do DETRAN do Rio Grande do Sul o proprietário do veículo deverá se dirigir até um CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores) de seu município para solicitar novos documentos do veículo (CRV/CRVL). Para tal o proprietário deverá levar os seguintes documentos:

– CPF,

– CRV anterior ou os documentos necessários para obtenção da 2ª via, bem como será efetuada vistoria no veículo. Vale lembrar que os documentos deverão ter foto.

Em seguida deverá efetuar o pagamento nos bancos Bradesco, Banrisul e Banco do Brasil, mas apenas correntistas, no Sicredi ou Itaú através da guia que é fornecida  pelo CRVA da taxa de vistoria  e identificação do veículo. O prazo para entrega dos documentos pelo correio será de 10 dias.

O Detran do rio Grande do Sul está com muitos serviços (Foto: Divulgação)

2ª Via do CRLV no Detran Rio Grande do Sul

A 2ª Via do CRLV é a solicitação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Para obter a segunda via do CRLV o proprietário do mesmo deverá levar o veículo em um dos centros credenciados para fazer uma vistoria. Para efetuar a vistoria será necessário obter os seguintes documentos:

– Requerimento assinado pelo proprietário, com firma reconhecida por autenticidade, se não comparecer pessoalmente no centro;

– Requerimento assinado pelo responsável de acordo com o documento de identidade apresentado (disponível no CRVA);

– Requerimento assinado pelo procurador, com firma reconhecida por autenticidade, e a respectiva procuração com poderes especiais;

– Requerimento assinado pelo proprietário, com firma reconhecida por autenticidade, se não comparecer pessoalmente no centro.

Após a vistoria o proprietário do veículo deverá pagar uma taxa referente a vistoria e identificação e uma taxa de expedição da segunda via. A guia será emitida pelo Centro de Registro de Veículos Automotores e poderá ser paga no banco Banrisul.

2ª Via da CNH – Carteira Nacional de Habilitação no Rio Grande do Sul

Quem teve a Carteira Nacional de Habilitação furtada ou obteve perda do documento deverá requerer a segunda via da mesma, para tanto deverá atender aos requisitos exigidos como:

– CPF (original e cópia), caso o número constar na Carteira de Identidade não será necessário levar o documento;

– Saber ler e escrever;

– Possuir CPF;

– Ser penalmente imputável;

– Possuir documento de identidade.

Para emitir o documento deverá ser necessário obter os seguintes documentos:

– Comprovante de residência (original e cópia);

– Carteira de Identidade, original e cópia (tendo sido este expedido pelo Departamento de Identificação do RS, poderá ser apresentado em cópia simples. Tendo sido emitido por qualquer outro órgão expedidor, será exigida a apresentação de cópia autenticada);

–  Os CFCs já estão realizando a captura digital de imagens, assim, NÃO é mais necessário levar fotos.

– Boletim de Ocorrência informando roubo, perda ou extravio da habilitação.

Onde emitir a 2ª Via da CNH?

Para emitir a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação o interessado deverá se dirigir até o CFC ou ao posto avançado de sua preferência levando os seguintes documentos:

– Obter no CFC a guia GAD-E para pagar a taxa do DETRAN-RS, referente ao pedido da 2ª via do documento de habilitação;

– Em seguida deverá pagar o valor da GAD-E em qualquer um dos bancos que são conveniados  como: Sicredi, Banrisul, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco;

– A 2ª via do documento de habilitação deverá chegar por volta de 5 dias úteis. Vale lembrar que poderá haver isenção de taxas conforme situações especiais do condutor.

PID – Permissão Internacional para Dirigir – Rio Grande do Sul

Para conseguir obter a permissão Internacional para dirigir o condutor do veículo deverá ir até o CFC mais próximo e efetuar a solicitação. Para tanto deverá obter os seguintes documentos:

– Comprovante de residência (original e cópia) ou declaração;

– Carteira de Identidade, original e cópia (tendo sido este expedido pelo Departamento de Identificação do RS, poderá ser apresentado em cópia simples. Tendo sido emitido por qualquer outro órgão expedidor, será exigida a apresentação de cópia autenticada).

Vale lembrar que a foto e assinatura do condutor serão aproveitadas as mesmas anteriores. Em 5 dias úteis o documento deverá ser entregue. A validade da permissão deverá ter a mesma que consta na CNH original.

Carteira Nacional de Habilitação expedida em outro estado

Nesse caso o condutor deverá fazer a solicitação da transferência da Carteira Nacional de Habilitação para o estado do Rio Grande do Sul.  Depois da transferência deverá fazer o pedido da confirmação dos dados da mesma, antes de efetuar o pedido da PID. Para obter a CNH deverá pagar uma taxa de expedição.

Consulta de resultado de exames Rio Grande do Sul

Os interessados em fazer a CHN deverão passar por exames teóricos e práticos no CRV de sua cidade como:

– O CFC informa ao candidato o resultado do exame teórico impresso;

– O fiscal, ao término do exame teórico eletrônico informa o resultado;

– O examinador, ao término da prova prática informa o resultado.

Vale lembrar que nos três casos o candidato deverá receber um comprovante de realização da prova.

Os candidatos também poderá consultar o resultado das provas no site do DETRAN nos itens “Serviços e Informações / Habilitação / Consulta CNH.”

Consulta de pontuação Detran Rio Grande do Sul

O condutor que quiser saber a pontuação em sua CNH deverá acessar o site do DETRAN do Rio Grande do Sul e preencher os dados necessários como:

– Número da Carteira de Identidade;

– Número do Registro da Carteira Nacional de Habilitação;

– Nome completo do condutor;

– Data de nascimento;

– Clicar para informar que você não é um robô e fazer a consulta.

Todos os seus dados irão aparecer, quantos pontos tem, quando foram feitas as multas, entre outras informações.

Consulta de situação do serviço Detran Rio Grande do Sul

O Detran do Rio Grande do Sul, como em todo país tem o objetivo de fiscalizar, regulamentar e administrar o trânsito de veículos dentro do estado na garantia de que todas as leis sejam cumpridas e aplicadas por todos os motoristas que circulam pelas rodovias gaúchas. Você sabia que as leis de trânsito são responsabilidades dos Detrans de cada estado? Portanto o Detran gaúcho é responsável pelas leis de trânsito do estado do Rio Grande do Sul.

O Detran gaúcho também é responsável pela formação de condutores e é o único órgão competente para entrega de CNH dentro da legitimidade. Para tanto é preciso que os condutores passem por avaliações teóricas, médicas, técnicas e práticas que são aplicadas pelo Detran. Essas atividades são realizadas pelo órgão visando que as vias públicas estejam em condições de trafegabilidade e em ordem, para que dessa forma possa assegurar que passageiros e pedestres, bem como motoristas estejam em segurança.

O Detran RS cuida apenas do Rio Grande do Sul e aplica a lei e as faz cumprir, bem como os Detrans de outros estados, cada um é responsável por sua comarca.  Além disso o Detran apresenta inúmeras atividades , entre elas destacamos, emplacamento de veículos, licenciamento de veículos, cursos a motoristas, como também cuida de tudo que é relacionado a placas de veículos.

O Detran também é o responsável por cuidar das leis de trânsito dentro dos municípios do estado do Rio Grande do Sul aplicando multa aos motoristas que cometerem infrações. O Detran também recolhe taxas de todos os condutores do estado que devem ser pagas todos os anos como o IPVA e o seguro DPVAT.

O site do Detran RS é muito fácil de usar e apresenta inúmeras soluções para os condutores, para que os mesmos possam encontrar uma solução para o que buscam sem ter a necessidade de ter que se deslocar até um centro especializado.

O Detran Rio Grande do Sul também oferece consulta de veículos, que para efetuar deverá informar o Código RENAVM e a Placa do Veículo. Bem como também consulta de infrações onde o condutor deverá também informar a placa do veículo e o número do RENAVM.

Simulados Detran Rio Grande do Sul: Onde fazer?

Quem vai prestar a prova do Detran no Rio Grande do Sul sabe que a prova teórica é muito importante e faz parte do processo de habilitação para condutores. No entanto gera muita dúvida e insegurança na hora de prestar a prova, os candidatos sentem-se inseguros e ficam com medo do que vão encontrar. Para ajudar essas pessoas existe o Simulado Detran Brasil onde o candidato poderá fazer a prova. Além da prova o site disponibiliza o gabarito e todas as respostas para que possa ser feita a correção e acrescentar as respostas certas na que tiver errada.

O simulador é de grande valia para os gaúchos, principalmente para quem vai prestar a prova pela primeira vez, pois quem já fez sabe como funciona. O simulado também oferece de forma gratuita todo conteúdo para estudar para a prova.

Como é a prova do Simulado Detran Rio Grande do Sul?

A prova do Simulado é composta por trinta questões tendo, cada uma delas, 5 alternativas e apenas uma é a correta.  O simulado oferece a opção de duas provas distintas. O simulado que está no site do Detran apresenta centenas de questões que formam o simulado de trinta ou quarenta questões, você escolhe o que deseja fazer. O mais importante é que esse simulado não tem nenhum tipo de restrição, portanto torna-se livre para fazer quantas vezes quiser e a hora que desejar. O simulado Detran vem ajudando milhares de pessoas o que faz com que seja cada vez mais importante estar presente na vida dos gaúchos.

Responsabilidades dos Detrans

Cada vez mais os Detrans em todo país, se tornam importantes, pois é através deles que a ordem e a segurança, tanto de condutores de veículos, como de pedestres é estabelecida nas rodovias estaduais e municipais. Há algum tempo que o número de acidentes com morte nas estradas gaúchas vem caindo de forma bem considerável através da conscientização de motoristas que fazem aulas e simulados do Detran. É importante a população ficar a par das leis de trânsito, pois a partir do momento que um cidadão toma posse da direção de um veículo ele torna-se responsável pela sua integridade e da de terceiros que circulam pela mesma estrada.

O Detran Rio Grande do Sul tem o compromisso com a sociedade gaúcha de manter a ordem no trânsito para que cada vez menos acidentes aconteçam e que a segurança possa ser estabelecida de forma ampla em todo território nacional e estadual. Com a duplicação de inúmeras rodovias dentro do estado do Rio grande do Sul a trafegabilidade vem se mostrando cada vez melhor e o risco de acidentes de trânsito vem diminuindo.

Alerta aos motoristas

Através dos meios de comunicação o Detran Rio Grande do Sul vincula propagandas que chamam a atenção para o público condutor de veículos. Algumas são chocantes para proporcionar maior impacto e a reflexão do que um condutor de veículo mal preparado e sem condições de dirigir pode causar. A maioria dos acidentes de trânsito nas rodovias gaúchas de dá por conta de motoristas que perdem o controle da direção por excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e os caminhoneiros por estarem cansados e estafados acabam dormindo em frente ao volante.

O Detran faz a reabilitação desses motoristas com um propósito, de que os mesmos não voltem a cometer os mesmos erros através de aulas práticas e teóricas até que os mesmos tenham prestados todas as provas e sejam aprovados e que o término da sua pena tenha chegado ao final. Só dessa forma que, um dia, o Rio Grande do Sul, bem como todo o Brasil, com o apoio dos Detrans vai conseguir uma trafegabilidade pelas rodovias municipais, estaduais e federais de forma segura e tranquila com risco muito reduzido de acidentes. Se cada um fizer a sua parte, com certeza teremos estradas e condutores em condições legais de trafegabilidade por todo país.

Leia também:

1 comentário

  • quero saber se veio multa pra mim

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.