Design de Produtos | Cursos, Faculdades, Mercado de Trabalho

design de produtos cursos, faculdades, mercado de trabalho

Design de produtos é uma profissão que aos poucos começa a se tornar conhecida no Brasil, revelando talentosos profissionais para desenvolver atividades em empresas relacionadas a essa área. Existem cursos superiores que investem nessa formação e são promovidos no país por universidades conceituadas.

O profissional formado em design não deve valorizar apenas a estética para fazer o seu trabalho, ele também precisa levar em conta a qualidade do produto que está desenvolvendo. Capacitado para a produção de objetos, o designer tem a obrigação de conhecer as preferências do mercado para criar itens vendáveis.

A graduação em design de produtos forma tecnólogos nessa área, que adquirem competências para atuar em empresas de diferentes segmentos. O aluno ao longo do curso superior de três anos aprende como atribuir características funcionais, formais, econômicas e estéticas aos produtos. Algumas faculdades incentivam os estudantes a fazer pesquisas e elaborar planejamentos relacionados à área.

O curso de Desenho Industrial segue a mesma proposta do design de produtos, oferecendo condições para que os alunos criem projetos e encontrem espaço para atuar nas indústrias. A criação do novo e original é o principal objetivo da formação, por isso as disciplinas incentivam a criatividade dos alunos.

Ao longo de quatro anos de estudos, o designer de produtos adquire conhecimentos sobre psicologia do consumidor, metodologia visual, tecnologia de materiais, computação gráfica, empreendedorismo e história da arte. Trata-se de disciplinas teóricas e práticas.

A Anhembi Morumbi promove uma das melhores faculdades de design de produtos de SP, oferecendo condições favoráveis aos estudos para os alunos. A infraestrutura é moderna e incorpora as principais tecnologias da área. Depois de passar pelo curso de design de produtos Anhembi Morumbi à nível de graduação, o estudante pode permanecer na universidade para fazer um mestrado e fortalecer sua formação.

Outras faculdades brasileiras promovem o curso de design com reconhecimento do MEC, são elas: IFSC, UVA, UNISO, ULBRA e UNIMAR. Existem outros termos que denominam essa mesma formação, como curso de design de embalagens ou design de jóias.

O mercado de trabalho para o design de produtos é amplo, tendo emprego garantido em todas as indústrias que necessitam de um profissional especializado em design. Na região sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro), o setor joalheiro está necessitando cada vez mais de profissionais formados em design para a produção de jóias.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply