Desenvolvido Programa Online Gratuito que Torna o Acesso à Web mais Fácil para Cegos

Pessoas com deficiência visual, de um modo geral utilizam computadores com a ajuda de softwares leitores de telas, só que o custo disso é muito alto chegando a custar mais de US$ 1 mil nos Estados Unidos. Devido a isso, esses produtos não são comuns em PCs públicos, como por exemplo, em bibliotecas ou cybercafés.

No entanto, uma novidade pode mudar o rumo dessa situação atual. Foi desenvolvido um novo programa para cegos, baseado na web e vai ser gratuito.

O nome do programa é WebAnywhere que significa “web em qualquer lugar” e foi criado por um aluno de ciência da computação da Universidade de Washington. Sendo diferente dos softwares que precisam ser instalados no PC, este é um aplicativo online que torna a navegação na web acessível a deficientes visuais em praticamente qualquer computador.

O objetivo desse programa de acordo com seu desenvolvedor Jeffrey Bigham é que pessoas com deficiência visual possam, por exemplo, confirmar o horário de um vôo em um computador público no aeroporto ou enviar e-mails de um cybercafé.

Para utilizar o WebAnywhere que é gratuito, é preciso conectar-se à web, o que pode ser complicado para um deficiente visual em computadores não programados para responder a comandos de voz. No entanto, uma pesquisa realizada por Bigham mostrou que uma boa parte dos cegos que tem o hábito de usar a Internet conhece muitos atalhos de teclado e sabe quando pedir ajuda.

Ao se conectar a internet, a pessoa pode usar o navegador WebAnywhere, que pode acessar e ler em voz alta qualquer página. Sendo portanto necessário que o computador tenha caixas de som ou entrada para fones de ouvido. O programa pode ler títulos de seções, tabelas ou a página toda.
Segundo o desenvolvedor do programa, ele deseja que o programa possa ser melhorado com colaborações.
Conforme a AP, o orientador de Bigham, Richard Ladner, ele tem esperança que algum mecanismo de busca comercial adote o WebAnywhere como um módulo. No entanto, o maior desejo de Ladner é que programadores de Internet pensem nos deficientes visuais ao criarem suas páginas, isso poderia facilitar o acesso à informação.

Para quem tiver interesse poderá acessar este software através do site www.webanywhere.cs.washington.edu.

One Response - Add Comment

Reply