Desenho South Park completa 15 anos

Desenho South Park completa 15 anos

O South Park, desenho animado destinado para o público adulto, está completando 15 anos de existência. A produção se tornou popular no mundo todo…

Por Isabella Moretti em 27/09/2012

O South Park, desenho animado destinado para o público adulto, está completando 15 anos de existência. A produção se tornou popular no mundo todo porque aborda as aventuras bizarras vividas por quatro personagens: Stan Marsh, Kyle Broflovski, Eric Cartman e Kenny McCormick.

South Park teve a sua estreia em agosto de 1997. (Foto:Divulgação)

A história de South Park foi criada pelos americanos Trey Parker e Matt Stone. Eles se conheceram nos tempos da universidade e desde o inÍcio queriam produzir um tipo de conteúdo diferente, com um estilo característico de animação e linguagem. Entre 1992 e 1995 eles criaram os primeiros curtas de desenho animado, sendo que um deles se tornou um dos primeiros virais da internet.

O primeiro episódio do South Park estreou nos Estados Unidos em 13 de agosto de 1997, no canal Comedy Central. Não demorou muito para que a nova atração conquistasse sucesso de audiência na TV paga. Atualmente o desenho para adultos já conta com 16 temporadas e 230 episódios.

No Brasil, South Park estreou em 1998 no canal Multishow.

Saiba mais: Produtora anuncia RPG de South Park para Playstation 3 e Xbox 360

South Park: proibido para menores

South Park tem uma linguagem pesada, abusa do humor negro e encontra no grotesco uma forma de fazer piada. O desenho normalmente é cheio de palavrões de baixo calão e temáticas fortes, como violência e sexo. Por esses e outros motivos, a produção já causou muitas polêmicas e é censurada pela transmissão típica.

O desenho já zombou de celebridades, como Michael Jackson. (Foto:Divulgação)

Cada personagem do South Park tem as suas próprias características: Stan Marsh é o garoto americano normal da turma, Kyle Broflovski é o menino judeu, Eric Cartman é o gordinho oportunista, mimado, antipático e preconceituoso da série e, por fim, Kenny McCormick é o menino pobre, que vem de uma família fracassada e é ridicularizado pelos outros personagens.

Tudo vira sátira em South Park. Os padres católicos são pedófilos, os mulçumanos são terroristas, os judeus são perseguidos e Buda usa cocaína. Até mesmo algumas celebridades já foram zombadas no desenho americano para adultos, como Oprah Winfrey, Tom Cruise, Steven Spielberg, Britney Spears e Michael Jackson.

 Curiosidades sobre South Park

Stan Marsh, Kyle Broflovski, Eric Cartman e Kenny McCormick são os personagens principais. (Foto:Divulgação)

– Kyle Broflovski é baseado em Matt Stone, um dos criadores do desenho.

– Tom Cruise já tentou impedir a transmissão de um episódio de South Park, que brincava com a sua sexualidade;

– Os episódios do desenho podem ser assistidos online e de graça através do site oficial;

– O presidente Lula já foi retratado em South Park;

– O primeiro longa metragem de South Park foi lançado em 1999;

– Eric Cartman é o mais desbocado da série e responsável pelos comentários mais politicamente incorretos.

Veja também: Séries de TV que marcaram os anos 90

Top