Descubra se está na hora de comprar um imóvel

Descubra se está na hora de comprar um imóvel, avaliando se o investimento realmente vale à pena e se o momento é apropriado para…

Descubra se está na hora de comprar um imóvel, avaliando se o investimento realmente vale à pena e se o momento é apropriado para adquirir um patrimônio imobiliário. Mesmo em um período de crise, o negócio pode ser muito promissor, principalmente para quem ainda não tem a casa própria.

Descubra se está na hora de comprar um imóvel. Foto: Ilustrativa.

Apesar do desaquecimento da economia brasileira, a queda na perspectiva de geração de riquezas no país e na geração de empregos formais, o economista Ricardo Amorim avalia que este é um bom momento para o investimento imobiliário pois os preços irão se recuperar com a retomada econômica do Brasil no ano que vem.

Leia mais: 10 dicas para conseguir comprar a casa própria

Descubra se está na hora de comprar um imóvel

Será que agora é hora de comprar imóveis? - eis a questão. Foto: Ilustrativa

Descubra se está na hora de comprar um imóvel, considerando a realidade do mercado imobiliário. Em geral, a situação já esteve bem mais difícil há cinco anos atrás, mas agora o momento está muito mais interessante para fazer um financiamento

Como anda o mercado de imóveis?

Uma das vantagens é a questão fiscal, pois os rendimentos distribuídos pelos fundos obtidos dos aluguéis não pagam imposto de renda no caso de pessoas físicas. Há também a possibilidade de comprar imóveis de alta qualidade com segurança jurídica. Com a alta dos juros, as cotas dos fundos caíram bastante e o preço delas em relação ao valor patrimonial atualmente está em 60%, com desconto. Logo, um imóvel que valia R$ 1 milhão em um fundo está sendo vendido na bolsa por R$ 600 mil.

O mercado passou por crises, mas continua apostando em lançamentos. Foto: Ilustrativa.

Após o boom imobiliário em 2010, aumentos dos preços dos imóveis é algo que se tornou comum e o valor do metro quadrado quase triplicou em algumas regiões. Em 2013, foram lançadas 196 mil unidades – entre casas e apartamentos – e estima-se que outras 200 mil casas foram construídas em regime de autoconstrução.  Pode-se concluir que, em um ano, houveram mais de 400 mil lançamentos no Brasil.

Leia Também:  Principais erros na hora de comprar um imóvel

Veja também: Como economizar para compra de uma casa

Imóveis mais baratos

O momento é favorável: os preços estacionaram! Foto: Ilustrativa.

Porém, em meados do ano passado, o cenário mudou. As projeções indicam que os preços deixarão de subir no mesmo ritmo que antes para apenas acompanhar a inflação. Em alguns casos, poderão até ficar abaixo dela, como forma das construtoras conseguirem desaguar seus estoques de lançamentos.

A desaceleração econômica tornou mais lenta a venda de imóveis novos já lançados e a tendência é que este quadro se intensifique, quando começam a valer as novas taxas de juros da Caixa Econômica Federal.

Dicas para comprar um imóvel

Evite imóvel na planta. Foto: Ilustrativa.

Para aqueles que procuram comprar um imóvel, destaca-se que a realidade é outra, pois algumas instituições financeiras ainda não elevaram os juros dos empréstimos, e o comprador deve aproveitar antes que isso aconteça. Confira a seguir algumas dicas para fazer uma boa aquisição:

Evite imóvel na planta: Não é recomendável comprar imóveis na planta, pela questão da insegurança. Muitos imóveis atrasam a entrega além do que já é esperado nos contratos.

Escolha uma boa construtora: Outro risco que deve ser levado em consideração é a segurança institucional, visto que qualquer construtora pode quebrar, um fator que preocupa ainda mais com a economia desaquecendo.

Feche negócio com uma construtora de confiança. Foto: Ilustrativa.

Reconheça o seu orçamento: Aconselha-se cautela com os planos, visto que não se trata de uma pequena aquisição. Estamos falando de um imóvel. Analisar com rigor sua vida financeira, planejamentos a longo prazo, fazer pesquisas e procurar ofertas devem ser parte desta fase para quem quer dar um passo na conquista da casa própria.  Fatores como estabilidade no emprego devem ser levadas em consideração. É prudente não assumir uma dívida que comprometa grande parte do seu orçamento e torne sua situação arriscada.

Leia Também:  www.meuapecom1centavo.com.br, Site Meu Apê com 1 Centavo

Saiba mais: Melhores financiamentos para casas em 2015

É importante que você descubra se está na hora de comprar um imóvel, pois somente assim é possível realizar o sonho da casa própria sem entrar no vermelho e sem correr riscos de prejuízos financeiros. Aproveite esse momento favorável e garanta o seu patrimônio. Continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, afinal, temos muitas outras dicas para você fazer negócios imobiliários.

Top