Descubra qual a melhor maneira de investir o seu 13º

O mês de dezembro está se aproximando e o décimo terceiro salário também. Com um dinheiro a mais na conta no final do ano,…

O mês de dezembro está se aproximando e o décimo terceiro salário também. Com um dinheiro a mais na conta no final do ano, você pode pensar em poupar, pagar as dívidas pendentes e começar um novo ano mais tranquilo. Descubra qual a melhor maneira de investir o seu 13º se você é uma pessoa: controlada, investidora ou endividada.

Controlada

Se você é uma das pessoas que só de pensar em dividas já fica com os “cabelos em pé’, certamente deve ter controlado de maneira eficaz a renda com os  gastos, durante o ano todo. Parabéns! Para você que tem esse perfil, a melhor maneira de investir o 13° salário é dividi-lo em três partes:

– 1°: Use essa parte para pagas as dívidas de começo de ano. Como todo início de ano, muitas anuidades chegam e dívidas corriqueiras como: IPTU, IPVA, matrícula da escola, material escolar e outros.

– 2°: Gastos com as contas e compras de final de ano. Presentes e cestas natalinas custam caro, então pesquise e procure alternativas mais econômicas.

– 3º: Procure poupar essa parte para possíveis gastos emergenciais ou para a aposentadoria.

 

Investidora

Se você é uma pessoa centrada e organizada com a sua receita, então não tem motivos para se preocupar, programe o ano de 2012. Para saber como melhor aplicar o dinheiro de forma segura, responda a três perguntas básicas:

– 1°: Usará o dinheiro em até seis meses? Se sim, invista o dinheiro em uma poupança.

– 2°: Usará esse dinheiro no final do ano que vem? Então, invista em títulos do governo, Tesouro Direto. Você pode adquiri-los em corretoras de valores, é um investimento seguro, menos arriscado que investir em uma caderneta de poupança. Dica: antes de qualquer coisa, tire todas as tuas dúvidas.

Leia Também:  Dicas de Como Controlar os Gastos?

– 3°: Usará apenas em 10 anos? Então compre ações mais arriscadas, agressivas. Essa você também encontra em corretoras de valores.

Endividada

Uma pesquisa realizada pela Anefac – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, revela que três em casa cinco pessoas vão usar o décimo terceiro salário para quitar o maior número possível de dívidas feitas no ano de 2011.

Então, negocie dívidas do cartão de crédito, cheque especial, crediários, para valores pequenos e que você possa pagar. Faça isso o mais rápido possível, porque o 13° já cairá na conta.

Uma dica: para não fazer mais contas, evite fazer compras com forma de pagamento parcelado.

 

Top