Descubra Quais são os Componentes do seu PC

Para usuários avançados, é essencial conhecer as partes que compõem seu computador. Ao serem perguntadas sobre qual computador possuem, algumas pessoas respondem ingenuamente: “um…

Por Redacao em 11/09/2011

Para usuários avançados, é essencial conhecer as partes que compõem seu computador.

Ao serem perguntadas sobre qual computador possuem, algumas pessoas respondem ingenuamente: “um Windows”. Na verdade, um PC é formado por uma porção de peças (denominadas hardware) e um conjunto de sistema operacional mais programas instalados (chamados de software).

Ninguém precisa saber ao certo quais são os componentes da sua máquina para realizar tarefas cotidianas como entrar na internet ou executar programas comuns. No entanto, é imprescindível que os usuários avançados conheçam as partes principais de seu sistema para prestar-lhe manutenção ou instalar softwares mais exigentes.

☰ CONTEÚDO

Quando precisar?

Para que seu computador possa reconhecer e interagir com cada uma das peças que ele possui, são necessários drivers. Sem um driver para sua placa de som, por exemplo, o sistema pode enviar sons ou até mesmo reproduzir músicas que você não ouvirá nada. Cada peça possui um driver próprio e uma versão diferente para cada sistema operacional.

Ao formatar seu computador ou mesmo na hora de atualizar seus drivers, você precisa conhecer cada uma dessas partes para baixar o driver correto. Da mesma forma, também é importante saber qual sistema operacional você utiliza e qual sua versão.

Quase todos os programas mais pesados divulgam os requisitos mínimos que seu sistema precisa ter para possam ser executados de maneira satisfatória. Porém, de nada adianta saber esses valores se você desconhece a configuração da sua máquina. Dessa maneira, conhecer os componentes do seu computador ajuda você a descobrir quais programas poderá rodar ou mesmo se deve buscar por uma versão diferenciada.

A solução

Não é preciso abrir a sua máquina para descobrir quais são as partes que a compõem. Em vez disso, utilize um programa para o diagnóstico de software e hardware. A ferramenta gratuita mais popular do gênero é o CPU-Z. Entre os programas pagos, o AIDA é o nome mais confiável. O programa pode ser testado gratuitamente por 30 dias, tempo mais do que suficiente para que você descubra quais são os componentes da sua máquina.

Em ambos os casos, basta executar a ferramenta para que ela forneça informações detalhadas sobre o sistema operacional e sobre cada componente do computador. Para usuários avançados, elas também podem auxiliar na identificação de alguns problemas.

Baixar o CPU-Z.

Baixar o AIDA.

Top