Descubra o que pode destruir a sua carreira

Durante anos alguns profissionais lutam para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho, e algumas vezes, não se dão conta dos excessos que…

Não se deixe levar pelos pecados capitais (Foto: Divulgação)

Durante anos alguns profissionais lutam para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho, e algumas vezes, não se dão conta dos excessos que comentem. Alguns erros comuns podem colocar tudo a perder, lhe obrigando simplesmente a começar do zero. As falhas, ao contrário do que muitos pensam, não são operacionais, mas sim consequência de pecados capitais. Mesmo que você não tenha nenhuma religião, se livre da ganância, inveja, preguiça e vaidade se quiser se dar bem em uma empresa.

Quando a pessoa se queixa por não conseguir uma promoção, a avaliação com relação ao seu perfil deve ser honesta. Ao participar de uma entrevista para ingressar na empresa, mesmo que seja um tanto quanto preguiçoso, jamais disse isso para o entrevistador (o mesmo vale para as outras características citadas), pode ser que até mesmo você negue que tem tal defeito. Porém, com o passar do tempo, esses traços começam a aparecer e a dificultar o seu trabalho. Seu gestor pode fingir que não percebe quando você deixa de executar uma tarefa por desleixo, ou aquelas vezes em que algum comentário invejoso é disparado por você. Tudo isso é levado em consideração na hora de oferecer uma promoção a um colaborador.

Veja abaixo a listagem de alguns pecados que devem ser evitados não só ambiente de trabalho, como no restante do convívio social:

Mesmo que você seja bom no que faz, não seja arrogante (Foto: Divulgação)

Arrogância

Mesmo que você seja a pessoa mais competente do mundo, não seja arrogante. Se achar o melhor nem sempre reflete a realidade, e o pior, afasta as pessoas do seu convívio. Se realmente o seu trabalho foi bem executado pode esperar que os elogios aparecerão. Não precisa ficar dizendo pelos quatro cantos da empresa o quanto você é bom.

Continuar Lendo  'Minha Casa, Minha Vida' vira arma de campanha em municipios

Cinismo

Elogiar os colegas de maneira falsa, só para se aproximar aparentemente, é coisa de um profissional que não dá valor a sua carreira e as pessoas que fazem parte do seu ambiente de trabalho. É claro que a competição existe em toda companhia, mas não faça do cinismo uma arma, mesmo porque não é.

Preguiça

A preguiça e o trabalho não combinam em hipótese alguma. O preguiçoso sempre perde uma grande oportunidade simplesmente por estar cansado demais para fazer algo. É claro que esse tipo de pessoa declara sua indisposição para todos, algumas vezes diz até que está ocupado, cheio de serviço, sendo confundido, por pouquíssimo tempo, com um profissional competente.

Ganância

Esse sentimento em excesso pode destruir o seu futuro profissional. Você ficará focado somente nos benefícios numéricos, como bônus e aumento salarial. Equilibre as coisas. Não passe o dia preocupado em ganhar dinheiro ou ascensão profissional. Faça o seu trabalho com amor e empenho que o restante será consequência. E se ver que agindo assim sua promoção ou aumento não são fornecidos, troque de emprego, busque o que é melhor para você.

 

Não seja cínico com seus colegas (Foto: Divulgação)

Inveja

O invejoso geralmente é aquela mesma pessoa que não tem competência de fazer nada melhor que os outros e usa da inveja para diminuir o mérito do seu colega ou chefe. Apontar defeitos em tudo o que outro faz, falar mal das conquistas alheias e ter sempre um comentário malvado a se fazer te torna uma pessoa claramente invejosa. Cuidado com isso.

Mentira

Inventar histórias para não atender um telefone em determinado momento pode ser compreendida, mas quando isso vira rotina a sua credibilidade cai para o espaço. Não use dessa artimanha para se esquivar das responsabilidades, ou pior, não minta para conquistar um cargo ou prejudicar o outro. Mentir exige talento e muita falta de competência profissional para viver dessa mentira.

Continuar Lendo  Teste de sangue rápido pode diminuir uso de antibióticos

Não destrua seu futuro, ou até presente, profissional por ter atitudes clássicas de pessoas com desvio moral. Controle-se para não agir dessa forma. Se você quer o seu espaço conquiste honestamente, sem precisar passar por cima de nenhum colega de trabalho, tendo atitudes sinceras e trabalhando duro.

Top