Descubra como suas atitudes na internet podem interferir na luta por uma vaga

A internet abriu o seu diário pessoal, jogou suas fotos online para todo mundo ver e consegue até materializar em palavras o que você…

A internet abriu o seu diário pessoal, jogou suas fotos online para todo mundo ver e consegue até materializar em palavras o que você está fazendo ou pensando em determinado momento da sua vida íntima. Essa exposição pode sair do lado impessoal e invadir a sua vida profissional. Suas atitudes nas redes sociais podem ser uma extensão do currículo e serem avaliadas por empresas antes da sua contratação, mesmo compreendendo que ali é um espaço nada formal, os profissionais querem saber quem é a pessoa que estão prestes a contratar e colocar dentro da empresa.

Perfil sem máscaras

Nas redes sociais, em geral (facebook, orkut, twitter e outras), as pessoas se despem de qualquer máscara e mostram quem são sem medo, afinal, ali é um espaço em que ela está entre amigos e muito dificilmente vai querer parecer quem não é. É possível conhecer os gostos, hábitos e pensamentos do candidato ao emprego, por isso algumas agências de emprego adicionam ao formulário dos candidatos espaços para que eles informem as redes sociais em que é participante.

Atitudes erradas nas redes sociais

Nas segundas-feiras as redes sociais costumam postar lamentações pelo início de mais uma semana, as pessoas comentam que estão com sono, cansadas e que esperam ansiosamente pela sexta-feira, véspera do merecido descanso do fim de semana. Inocentemente ou não, essas atitudes podem levar o candidato a perder a vaga de emprego.

Para quem está analisando um perfil de candidato pelas redes sociais, não é nada positivo ver que ele tem preguiça de levantar na segunda-feira e que trabalha a semana toda pensando no fim de semana. Muito mais vantajoso é contratar aquele profissional em cujo perfil há links para matérias relevantes, comentários sobre o mercado de trabalho ou área na qual atua.

Leia Também:  Como cuidar da carreira após o nascimento do bebê

Sobre falar mal do patrão anterior, do comportamento da colega de trabalho ou de uma empresa da qual você fez parte não é necessário nem comentar, que é certeza de perder muitos pontos na carteira de trabalho (que ainda nem foi assinada!)

Parece que quando se quer ser bem visto no mercado de trabalho é necessário não desvincular o lado profissional do pessoal, especialmente quando muitos olhos podem observar aquilo que você pensa e escreve online.

Top