Descubra como prevenir e tratar as aftas

PUBLICIDADE

COMO PREVENIR E TRATAR A AFTA

O que são e como se formam as aftas.

As aftas são pequenas lesões dolorosas que surgem na mucosa bucal. Não se sabe ao certo o mecanismo que leva ao aparecimento dessas feridas labiais. Porém, existem alguns fatores que parecem estar diretamente relacionado com o problema. A baixa imunidade é o principal fator que leva ao aparecimento da afta.

PUBLICIDADE

Tudo o que pode causar diminuição da imunidade como estresse, doenças como a gripe, má alimentação entre outros, são responsáveis indiretamente pelo aparecimento da lesão. Existe a possibilidade de alguns alimentos estarem envolvidos, também, com a formação da afta como frutas ácidas e condimentos picantes.

Esse tipo de lesão não aparece apenas na região labial, mas também em garganta e língua. Normalmente desaparecem de 4 a 10 dias mesmo sem tratamento. A lesão se inicia com uma mancha clara e avermelhada na mucosa, em seguida ocorre um crescimento para baixo da lesão e exposição do tecido conjuntivo, se tornando esbranquiçada. Após esse momento, ao chegar nas terminações nervosas mais profundas da mucosa, acarreta intensa dor.

Tratamento

O tratamento consiste em apenas aliviar a dor até que as aftas desapareçam naturalmente. Para isso pode-se usar lidocaína viscosa (para bochecho) ou ainda passando-a com um algodão na lesão.

Em casos mais graves pode ser usado também carboximetilcelulose, realizar bochecho com tetraciclina, fazer uma cauterização com nitrato de prata, que destrói as terminações nervosas abaixo da afta acabando com a dor. Ou, ainda, pode ser usada uma pomada de corticoide para aplicar diretamente na lesão ou bochecho de dexametasona.

Outras duas substâncias muito usadas são o própolis, que parece dar uma boa ajuda na diminuição da dor e também o bicarbonato de cálcio, embora esse último cause lesão em toda a mucosa.  A ferida arde mais no primeiro contato com esses produtos mas, logo em seguida, o desconforto da afta parece ser aliviado.

PUBLICIDADE

Como prevenir

Como todas as outras doenças, o melhor remédio é a prevenção. Por isso, separamos aqui algumas dicas para que você consiga evitar que as aftas reapareçam.

  1. Mantenha sua imunidade alta se alimentando bem, dormindo o suficiente, diminuindo o estresse diário;
  2. Evite a ingestão de frutas e alimentos ácidos assim como os picantes;
  3. Não passe outros remédios na lesão, pois pode piorar;
  4. Mantenha a sua higiene bucal em dia.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.