Descubra como o alongamento pode melhorar seu desempenho no trabalho

Os alongamentos são exercícios capazes de melhorar o condicionamento e contribuir com a flexibilidade dos músculos. Os movimentos adotados são estratégicos e visam estimular…

Por Isabella Moretti em 02/11/2011

Os alongamentos são exercícios capazes de melhorar o condicionamento e contribuir com a flexibilidade dos músculos. Os movimentos adotados são estratégicos e visam estimular a movimentação da articulação. Deixando de ser uma atividade rotineira apenas nas academias, o alongamento tem ganhado espaço nas empresas.

Fazer alongamento no trabalho é uma forma de evitar diversos problemas de saúde e otimizar a produtividade. Alguns movimentos específicos contribuem com a prevenção de danos na postura ou excesso de cansaço no desempenho das atividades. Os exercícios que visam alongar os músculos se tornam ainda mais necessários em trabalhos veiculados a movimentos repetitivos.

Pesquisas já comprovaram que a atividade física melhora o desempenho profissional, por isso algumas empresas estão investindo pesado na ginástica laboral. A modalidade procura trabalhar diversas partes do corpo através das técnicas de alongamento, propondo alguns intervalos durante o expediente para desenvolver os movimentos.

As vantagens do alongamento na empresa

– Benefícios para o corpo: ativa a circulação, aumenta a flexibilidade, previne lesões, ajuda a relaxar os músculos, deixam os movimentos mais soltos, melhoram a postura, reduz o risco de acidente no trabalho, diminui a tensão muscular, melhora o funcionamento dos órgãos, evita a sensação de cansaço e melhora a condição de saúde.

– Benefícios para a mente: melhora a auto-estima, estimula a cooperação entre os funcionários, desenvolve conhecimento corporal, renova as energias para produzir, melhora à concentração, favorece o controle e combate o estresse.

– Benefícios para o trabalho: aumenta a produtividade, incentiva o surgimento de novas lideranças e reduz os gastos com problemas relacionados a acidentes no trabalho.

Aprenda quando e como alongar o corpo

Reserve um momento do dia para o alongamento da empresa, de modo que isso trabalhe as principais regiões corporais. Alguns minutos são suficientes para trabalhar as principais partes da musculatura, como braços, pernas e pescoço. Alongar é uma necessidade principalmente para quem trabalha com a rotina de movimentos repetitivos.

Durante os exercícios, procure manter uma respiração adequada e se concentre nos músculos que estão sendo trabalhados para sentir o alongamento de verdade. É importante não ultrapassar os limites do corpo e preferir sempre os movimentos mais leves para não criar complicações.

Top