Descubra como lidar com crianças mal humoradas

A infância é a fase mais bonita da vida de uma pessoa, pois ela é ingênua, inocente e cheia de vida. Por isso, geralmente,…

A infância é a fase mais bonita da vida de uma pessoa, pois ela é ingênua, inocente e cheia de vida. Por isso, geralmente, as crianças estão sempre alegres, felizes e sorridentes. Porém, existe um grupo delas que é resmungão, irritado e infeliz, passando da alegria para a tristeza em poucos segundos, ou seja, é mal humorado. Sendo assim, se você percebe que os seus filhos são desse jeito, descubra como lidar com crianças mal humoradas.

Primeiro, é preciso saber de onde vem esse mau humor. Ele pode ser consequência de doenças crônicas, flutuações hormonais, estresse, traumas ou traços genéticos. Desse modo, tente conversar com a criança seriamente. Olhe-a nos olhos e pergunte-lhe porque ela está sempre triste e com um “bico” enorme.

Muitas crianças são capazes de dizerem o que sentem. Às vezes, aconteceu algum problema na escola, na rua ou com o irmãozinho. Outras apresentam esse comportamento após a mãe dar a luz a outro filho, pois se sentem rejeitadas. Por isso, é preciso conversar bastante com elas, explicando-lhes que você sente o mesmo amor pelos dois e que o menor precisa de mais atenção porque ainda não pode fazer nada sozinho enquanto ele já é um mocinho e sabe se virar muito bem. Outras crianças ficam mal humoradas porque a mãe trabalha demais e não lhe dá atenção o suficiente.

Nesse caso, tire um dia somente para elas. Leve-as a algum lugar que elas gostem, seja ao parque, ao zoológico, ao parque de diversões ou ao shopping center. Converse com elas, sorria muito e dê-lhes toda a atenção que elas merecem. Então, elas vão se sentir importantes e que não lhe perderam para outra pessoa e nem para o trabalho.

Leia Também:  Laboratório brasileiro cria linha de cosmético à base do veneno de abelha

No entanto, se mesmo fazendo tudo isso as crianças ainda apresentarem comportamentos de mau humor, elas podem ter um problema de saúde ou psicológico. Por isso, leve-as ao pediatra para verificar se não há problemas em seu organismo. Ao mesmo tempo, leve-as a um psicólogo infantil, que conseguirá saber o que realmente se passa na cabecinha dos seus filhos.

Porém, se o caso for hereditário, não há muito o que fazer, a não ser culpar um dos pais por ter passado essa herança aos filhos. Portanto, para lidar com essas crianças mal humoradas, é preciso saber como lidar com o pai ou com a mãe que lhes passou esses genes.

Se elas se mostrarem irritadas ou resmungonas, deixe-as de lado por um tempo. Assim, elas verão que os seus pais não estão ligando para as suas reclamações e pararão com esse comportamento, porque ninguém gosta de falar sozinho. Mesmo porque, se toda vez que elas ficarem irritadas com algo você for até elas e lhes der um agrado, elas ficarão muito mimadas e até insuportáveis.

Não é fácil lidar com uma criança mal humorada, pois ela geralmente apresenta um desequilíbrio constante entre a alegria, a tristeza e a irritabilidade. Portanto, é preciso saber como agir com ela para não mimá-la demais e nem para piorar o seu estado de humor.

Top