Descubra como lidar com a obesidade canina

Não apenas os seres humanos sofrem com a obesidade, cães muitas vezes também são vítimas deste problema. A obesidade  apresenta os mesmos riscos de…

Não apenas os seres humanos sofrem com a obesidade, cães muitas vezes também são vítimas deste problema. A obesidade  apresenta os mesmos riscos de vida tanto para cães quanto para humanos.

Os infortúnios do mundo moderno também estão afetando os cães e por isso os donos precisam ficar atentos quanto ao excesso de peso do seu animal. O mais importante é identificar se o animal está acima do peso ideal, isto é evidenciado pelo acúmulo de gordura ao redor do pescoço e o aumento de dobras em raças que não deveria possuí-las. Segundo os veterinários estar 15¢ acima do peso normal já demonstra obesidade.

Antes de tudo, você deve estar se perguntando como é causada a obesidade no cachorro. A obesidade acontece devido a alimentação inadequada e em excesso. Sendo assim,  não dê muitos petiscos para o seu animal e ofereça  a ração adequada para a sua fase da vida: se adulto, idoso, filhote ou gestante. A falta de exercícios físicos também é um agravante desta super alimentação, agravando a obesidade. Todos os animais precisam de doses de exercícios que são feitas através de brincadeiras e caminhadas diárias.

Raramente a causa da obesidade canina se dá por deficiência hormonal, mas quando se observar o aumento repentino de peso no animal esta possibilidade não deve ser descartada. É importante que o animal tenha o tratamento veterinário adequado para retornar ao normal ou ajudar a conviver com a doença.

Os danos causados pela obesidade são semelhantes em humanos e animais. Por isso seu cachorro poderá vir a ter problemas ósseos, cardíacos, osteoartrite (por causa do excesso de peso sobre as articulações), redução da função respiratória, diabetes, hérnias, hipertensão, dentre outras. Essas complicações poderão diminuir o tempo e a qualidade de vida do seu animal de estimação.

Leia Também:  Bolsas e carteiras masculinas 2016: tendências, preços

Depois de identificado o problema será necessário uma mudança de hábitos não só para os cães, mas também para seus donos, confira algumas dicas:

– Evite dar a eles doces e substitua sua ração por uma light.

– Sirva sua refeição em pequenas porções durante o dia, para que ele se sinta saciado e seu metabolismo acelere.

– Evite comer próximo ao animal, para que ele não insista para ser alimentado.

– Pratique exercícios junto com o cachorro. Faça brincadeiras e caminhadas todos os dias, mas lembre que ele está acima do peso por isso cansará rapidamente.

– Se conscientize que a melhora dele depende principalmente de você, que vai ensinar novos hábitos ao cachorro.

Essas dicas são importantes para ajudar o seu cão para melhorar, mas a melhor medida ainda é a prevenção.

– Evite dar tudo que sobra na refeição para eles.

– Faça passeios frequentes, não deixe que a pressa ou a rotina atrapalhe a saúde do seu cão.

– Dê ração de qualidade e que tenha os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

– Alimente o animal pelo menos duas vezes ao dia.

– Fique atento as mudanças de peso dele e caso comece a aumentar procure um veterinário.

Os cães são animais que fazem de tudo para alegrar seus donos e deixá-los felizes. Sua dedicação incondicional é uma prova de amor que deve ser retribuída pelo dono, através de carinho e de cuidados para que ele tenha uma vida feliz e saudável.

Top