Descubra como é feito o tradicional churrasco gaúcho

Para os gaúchos, povo que mora no Rio Grande do Sul o churrasco é uma comida tradicional. Ele é feito a qualquer hora e…

Para os gaúchos, povo que mora no Rio Grande do Sul o churrasco é uma comida tradicional. Ele é feito a qualquer hora e é muito saboroso. Junto com essa tradição vem o chimarrão que os gaúchos bebem enquanto preparam o churrasco.

O churrasco também reúne pessoas, pois as reuniões de família e amigos geralmente são feitas em função dele. É uma comida simples e fácil de fazer, mas é preciso conhecer as carnes e saber dar o ponto de cada uma para que fique gostoso.

Confira abaixo como se faz um legítimo churrasco gaúcho.

Churrasco Gaúcho

Ingredientes

– sal grosso

– 2 kg de ripa de costela de primeira

– 3 kg de carvão

Modo de fazer

Em primeiro lugar você deve cortar as ripas em tamanhos de mais ou menos 30 cm de comprimento e espetar no espeto. Para temperar cubra a carne já espetada com uma camada generosa de sal grosso por toda volta, faça isso em todos os pedaços.

Na churrasqueira coloque o carvão e faça o fogo, deixe apenas nas brasas, acrescente os espetos com a carne salgada e vá virando conforme a necessidade para que não queime por fora. Deixe por mais ou menos 40 minutos virando sempre até que fique pronta.

Depois que a carne estiver pronta e dourada por fora é hora de bater o sal com o auxílio de uma faca grande ou de um espeto próprio até que fique limpa. A carne pode ser corta diretamente no prato.

Rende 4 porções

Dicas:

Como acompanhamento do churrasco é servida a maionese de batatas e também o arroz.

Também pode ter como acompanhamento o tradicional pãozinho com alho.

Esse mesmo processo pode ser usado com outras carnes como carne de frango, carne suína e carne de ovelha.

 

Top