Descubra as Estratégias mais Usadas para Descobrir Mentiras no Currículo

Muitas pessoas no desespero de conseguir uma vaga de emprego, não resistem e adicionam no currículo informações extras a seu respeito. No entanto, há…

Muitas pessoas no desespero de conseguir uma vaga de emprego, não resistem e adicionam no currículo informações extras a seu respeito. No entanto, há uma série de ferramentas para pegar em flagrante estes tipos de candidatos. Segundo pesquisa realizada no Brasil, cerca de 42% dos 200 recrutadores ouvidos não confiam nas informações contida sem currículos. Confira a seguir as informações de profissionais que trabalham nesta área:

Para evitar artifícios desse tipo, na maioria dos casos a comparação das referências é feita na etapa final do recrutamento. No entanto, ao longo da seleção também são realizadas outros tipos de verificações “informais”. O candidato que também enviar dois currículos com diferentes informações ou contraditórias é desclassificado da vaga.

Por entrevistarem muitos profissionais os recrutadores conhecem a composição e funcionamento das empresas, o que fica muito fácil descobrir se as informações adquiridas são verdadeiras ou falsas. As informações fornecidas por um candidato são cruzadas com as de outro candidato de uma mesma empresa.

Outro tipo de checagem de informações também é realizado, o qual é alcançado por meio de redes profissionais e sociais como: Linkedln, Facebook e Orkut com funcionários e superiores das empresas atuais ou anteriores que o candidato listou.

Os recrutadores possuem contato com as principais faculdades e acesso à lista de formandos, os quais consultam para ver se o candidato possui a graduação completa ou inacabada. Outra verificação também realizada é quando o candidato passa um tipo de imagem e seu currículo passa outro. Nesse caso a comparação é recomposta.

Muitas empresas por lei são proibidas de realizarem determinadas comparações, no entanto as consultorias possuem livre a cesso a este tipos de informações. Em algumas ocasiões até antecedentes criminais e consultoria ao Serasa são levantadas.

Leia Também:  Ivete Sangalo Grávida do Primeiro Filho

Atualmente no Brasil existe uma lei específica para os candidatos que não resistem e mascaram alguma informação no currículo. O Projeto de Lei 656/09 prevê pena de dois meses para aqueles que mentirem no currículo. Por isso que a verdade seja sempre dita.

Top