Descolorir cabelos: cuidados, dicas

Com a descoloração é possível ficar com os fios claríssimos. (Foto: Divulgação)

Apesar das mulheres adorarem mudar a cor das madeixas, a descoloração dos fios é um dos procedimentos mais delicados e perigosos pelo qual o cabelo pode passar. Ao contrário do que muita gente pensa, o processo de descoloração não é nada simples e é preciso ter vários cuidados especiais para garantir um resultado positivo e evitar surpresas desagradáveis.

Conheça os produtos para descolorir cabelos.

O que é a descoloração

Descolorir os fios é retirar ao máximo todos os pigmentos que lhe conferem cor, sejam eles naturais ou tingidos. Esse tipo de processo geralmente é realizado quando a pessoa pretende mudar radicalmente a cor do cabelo, como, por exemplo, radicalizar do verde para o rosa, ou quando se deseja usar outra cor mais clara, como no caso de morenas que pretendem ficar loiras.

É preciso tomar cuidados especiais ao descolorir o cabelo.(Foto: Divulgação)

Comprovando a resistência dos fios

A descoloração é uma forma de agressão aos cabelos. Entretanto não é preciso se desesperar, pois constantemente estamos expondo os fios às mais variáveis formas de agressão, como a luz solar, altas temperaturas, estresse mecânico e utilização de outros produtos químicos.

Por isso, é indispensável que o profissional que está realizando o processo tenha total certeza de que o cabelo está suficientemente saudável para resistir às intensas agressões sofridas durante a despigmentação. Confira as maneiras de se certificar:

  • Teste da mecha

É a forma mais barata e prática para avaliar a qualidade dos fios. Consiste em separar uma pequena mecha do cabelo, preferencialmente localizada em uma região mais escondida, como a nuca, e realizar a descoloração. O teste é uma maneira de verificar o tempo necessário para atingir a cor desejada, como também analisa se os fios vão acabar quebrando.

Está indicado aguardar uma semana entre a realização do teste da mecha e a descoloração do restante do cabelo, para ter certeza de que não haverá nenhuma reação aos produtos.

  • Análise profunda dos fios

Esse método avalia vários parâmetros, como a quantidade de queda, elasticidade, ressecamente e muitos outros aspectos que todos os profissionais devidamente qualificados devem conhecer.

Veja dicas para clarear os cabelos.

Dicas para ficar livre de problemas

  • Alguns produtos podem ter o cheiro forte, por isso o uso e máscaras ajuda a prevenir tonturas além de problemas respiratórios;
  • Ressecamente, queda e quebra de alguns fios são os danos mais comuns e podem aparecer mesmo nos cabelos mais resistentes. Por isso é importante investir pesado na reparação dos danos, com produtos de hidratação e xampus especiais;
  • O recomendado é que a descoloração seja evitada ao máximo possível. Entretanto, uma medida que se pode tomar quando o procedimento acaba sendo inevitável, é tentar espaçar pelo maior tempo possível uma sessão da outra. Mulheres que desejam apenas retocar a raiz dos fios devem restringir o local da aplicação apenas às regiões necessárias;
  • Não lave o cabelo antes de se submeter à descoloração, pois a oleosidade protege naturamente os fios e o couro cabeludo.

Confira dicas de como pintar os cabelos em casa.

Os cabelos coloridos existem graças à descoloração.(Foto: Divulgação)

Descolorir os cabelos pode ser muito mais perigoso do que se imagina, e pessoas desprevenidas podem acabar sofrendo queda do cabelo, ressecamento intenso e até mesmo quebra dos fios. Para evitar surpresas desagradáveis, o indicado é seguir as dicas e cuidar da saúde capilar.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply