Descansar ou estudar nas férias: o que é melhor?

Durante as férias, os estudantes precisam lidar com o seguinte dilema: estudar ou descansar? A escolha sobre o que fazer no período de folga…

Durante as férias, os estudantes precisam lidar com o seguinte dilema: estudar ou descansar? A escolha sobre o que fazer no período de folga se torna ainda mais complicada em ano de Enem e vestibular.

Estudar ou não estudar nas férias - eis a questão. (Foto:Divulgação)

Há quem considere as férias de meio de ano como um verdadeiro alívio. Elas permitem dar uma pausa na rotina puxada de estudos para fazer atividades mais leves, como dormir até tarde, sair com os amigos e viajar. No entanto, alguns estudantes sentem medo de mudar o ritmo de estudos e acabar comprometendo o desempenho nos próximos meses.

O que fazer nas férias: estudar ou descansar?

A resposta para esta pergunta depende de como o estudante usou o seu tempo até o mês de julho. Se ele estiver em dia com o conteúdo, pode se sentir a vontade para tirar alguns dias de folga dos livros e descansar. Por outro lado, se a jornada de estudo está atrasada, então é melhor aproveitar as férias de inverno para colocar em dia os estudos para o vestibular, Enem ou concurso público.

Dicas para diferentes situações

Confira a seguir dicas para aproveitar as férias da melhor maneira possível, estudando ou descansando:

• Se o primeiro semestre do ano foi bem aproveitado com uma rotina intensa de estudos, então vale a pena tirar uma semana de folga. Estes sete dias devem ser aproveitados ao máximo para relaxar e repor as energias, por isso nada de ficar com as apostilas por perto durante este período.

É importante reservar pelo menos uma semana de julho para descansar. (Foto:Divulgação)

• O estudante que já usou parte das férias para deixar os livros de lado deve retomar a sua rotina de estudos aos poucos. Ao invés de começar um novo conteúdo, ele pode fazer uma revisão dos temas estudados no primeiro semestre e se organizar para o segundo.

Leia Também:  Bolsas de estudos em universidades da Austrália

• Quem não conseguiu cumprir com o cronograma no primeiro semestre deve aproveitar as férias para colocar os estudos em dia. Mesmo com a matéria acumulada, é importante reservar uma semana do mês de julho para descansar totalmente.

• No mês de julho, muitos estudantes resolvem viajar. Esta experiência de lazer representa uma ótima oportunidade para estudar questões do dia-a-dia e fazer associações. Por exemplo, se o destino da viagem é o nordeste, então vale a pena pesquisar a fundo o relevo, o clima e a vegetação da região.

O estudante que não conseguiu cumprir o cronograma pode colocar os estudos em dia. (Foto:Divulgação)

• No período de férias do cursinho, vale a pena reservar alguns momentos para estudar em grupo ou individualmente.

• O tempo livre é perfeito para que o estudante se dedique às matérias que tem mais dúvidas e dificuldades.

• As férias de julho podem ser usadas para ler as obras literárias que serão cobradas nos vestibulares e também para assistir aos filmes sobre temas que podem ser cobrados.

Top