Desafio Sebrae 2011 Inscrições

O Desafio SEBRAE é uma proposta que promete transformar estudantes em grandes empreendedores. A idéia tem ocupado espaço na área de negócios há alguns…

Por Isabella Moretti em 09/05/2011

O Desafio SEBRAE é uma proposta que promete transformar estudantes em grandes empreendedores. A idéia tem ocupado espaço na área de negócios há alguns anos e desta vez o desafio está trabalhando com mais tecnologia para aquecer a competição. Basicamente se trata de um jogo digital que simula o cotidiano de uma empresa.

Para assumir uma posição de destaque e ter sucesso com os seus negócios, os participantes precisarão desenvolver uma série de atividades e compreender como funciona o planejamento estratégico de uma empresa. Universitários de todo o Brasil podem se sentir a vontade para fazer a inscrição e colocar à prova as habilidades para administrar um negócio.

O Desafio Sebrae 2011 tem como meta difundir a cultura empreendedora, formando profissionais de sucesso e aptos para administrar. Principalmente os graduandos do curso de administração podem se familiarizar com o conteúdo do Desafio, encontrando no jogo uma forma de aplicar os conhecimentos e estratégias de negócio.

O jogo foi criado por profissionais que compreendem o empreendedorismo e reconhecem o quanto é difícil alcançar o sucesso com o negócio. As pessoas que desejam se tornar micro-empresários terão a chance de se envolver em situações típicas de uma empresa, em especial quando se diz respeito aos aspectos de competitividade do mercado.

O SEBRAE propõe o seu desafio nesse ano de 2011 de uma forma bem interativa e abrangente, onde os participantes são convidados a resolver problemáticas da empresa, desenvolver planejamentos e capacidade de avaliar os negócios. Nessa edição o desafio conta com o patrocínio do Banco do Brasil e vários outros apoios.

Muitas pessoas ainda se sentem em dúvida sobre como funciona o Desafio Sebrae, mas não há segredo para participar da acirrada competição. Primeiro é necessário montar uma equipe de 3 a 5 participantes, sendo que todos devem estar matriculados num curso de graduação credenciado pelo MEC. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa oferecerá as orientações necessárias para que cada um dos grupos possa encarar as etapas do desafio ao longo de aproximadamente seis meses.

O tema desta edição do Desafio Sebrae é “Veículos Sustentáveis”, onde os jovens que compõem as equipes inscritas terão que gerenciar as tomadas de decisões da empresa simulada. O jogo é uma competição que abrange todo o território nacional, por isso as idéias empreendedoras prometem surgir de todas as partes do Brasil, numa árdua concorrência pelo prêmio.

As inscrições para o Desafio Sebrae 2011 estão abertas até o dia 11 de maio, sendo que cada equipe precisa pagar uma taxa de 50 reais. Na 12ª edição do Desafio, os participantes terão que administrar uma fábrica de bicicletas, agindo com responsabilidade ambiental e social sem que isso afete os lucros da empresa. Boas estratégias empreendedoras serão elaboradas para superar as etapas.

O jogo do Desafio Sebrae propõe um trabalho em grupo para alcançar o sucesso, como acontece de fato numa empresa de verdade. Neste ano de 2011, a plataforma desenvolvida conta com alta tecnologia e já se revela adaptada as influências das redes sociais. Se até hoje 800 mil universitários já participaram, a nova edição pretende aumentar esse número para 1 milhão.

Para se inscrever é necessário acessar o site oficial do Desafio Sebrae e preencher o formulário com nome, CPF, instituição de ensino de todos os participantes. A equipe vencedora fatura uma série de prêmios, inclusive uma Electra Bike para cada um dos integrantes. A Brasmobil, pequena empresa carioca que serviu de inspiração para o tema, será responsável pela premiação com bicicletas elétricas.

Com certeza o game business será sucesso em todo o Brasil ao longo dos próximos meses. Vale a pena participar.

Top