Dentes sensíveis: como lidar

Cerca de 50% da população sofre com sensibilidade nos dentes e alguns convivem com o problema por vários anos. Porém, a sensibilidade pode ser…

Por Editorial MDT em 10/03/2013

Cerca de 50% da população sofre com sensibilidade nos dentes e alguns convivem com o problema por vários anos. Porém, a sensibilidade pode ser tratada de forma muito simples, tanto em casa quanto nos consultórios. Saiba mais sobre o assunto e veja como lidar com os dentes sensíveis.

Os dentes sensíveis causam muita dor. (Foto: divulgação)

O que é sensibilidade nos dentes

A sensibilidade dos dentes é a dor provocada devido ao desgaste da superfície dos dentes. A causa mais frequente é a exposição da raiz do mesmo na parte cervical ou colo, por conta da retração da gengiva. Esse problema atinge muitas pessoas. E geralmente, é provocada por bebidas e alimentos quentes, doces, frios ou ácidos.

Veja também como aliviar as dores de dente 

Fatores que favorecem para dentes sensíveis

  • Retração da gengiva que pode ser causada pela escovação inadequada ou doenças gengivais;
  • Fraturas nos dentes geradas por trauma;
  • Bruxismo, ou seja, ato de ranger os dentes que provoca desgaste do esmalte, expondo a dentina;
  • Refluxo gastroesofágico, bulimia e outros problemas que diminuem a saliva;
  • Alimentos ácidos;
  • Trincas no esmalte dos dentes provenientes de choques térmicos com alimentos ou bebidas frias e quentes.
  • Cáries e outros problemas que levam a exposição da dentina.

    Os alimentos gelados podem provocar sensibilidade nos dentes. (Foto: divulgação)

Como lidar com a sensibilidade dos dentes

A sensibilidade dos dentes possui tratamento e cura. Porém, o mais indicado é procurar o dentista fazer o diagnóstico correto e indicar quais os melhores produtos para tratar o problema.

O uso de flúor, cremes dentais específicos, laserterapia, ajustes oclusais são algumas das formas de tratamentos mais indicadas pelos dentistas. Além disso, para evitar as dores provocadas pela sensibilidade, o mais indicado é evitar alimentos e bebidas muito quentes ou geladas.

Para os problemas gástricos, como o refluxo, é necessário consultar o médico para avaliar e tratar o caso. Jamais tome medicamentos sem orientação médica, pois podem prejudicar ainda mais sua saúde.

Consultar o dentista é essencial para tratar dentes sensíveis. (Foto: divulgação)

Veja também dicas caseiras contra dentes sensíveis

Os dentes sensíveis causam muita dor e desconforto, principalmente quando entram em contato com alimentos frios ou quentes. Esse problema é causado por vários fatores que devem ser prevenidos ou tratados para que a sensibilidade acabe. Consultar o dentista é o mais indicado nos casos de dentes sensíveis.

Top