Dentes de cachorro: como cuidar

Os dentes de seu cãozinho merecem cuidados especiais para que fiquem sempre saudáveis. Atualmente existem diversos veterinários especializados em odontologia canina que podem ajudar…

Por Editorial MDT em 13/01/2013

Os dentes de seu cãozinho merecem cuidados especiais para que fiquem sempre saudáveis. Atualmente existem diversos veterinários especializados em odontologia canina que podem ajudar na proteção dos dentes dos cachorros. Porém, existem alguns cuidados diários que contribuem muito para a saúde bucal dos cães. Pensando nisso, selecionamos dicas de como cuidar dos dentes de cachorro.

É importante levar o cachorro ao veterinário periodicamente. (Foto: divulgação)

☰ CONTEÚDO

Dentes de cachorro

Nem todas as pessoas sabem, mas os cachorros que não possuem dentes tratados corretamente possuem maior risco de adquirir doenças como a debilidade física, gengivites e infecções crônicas, que podem causar muita dor ao cãozinho.

Assim como com as pessoas, é importante manter uma boa higiene para tratar a dentição do cachorro, levando-o sempre ao veterinário para avaliação da sua arcada dentária e ter cuidados em casa com escovação, alimentação e outros cuidados.

Prevenindo o tártaro

A melhor forma de prevenir o tártaro é evitar alimentos úmidos e pastosos, como pão e massas, pois deixam resíduos nos dentes. A ração também pode influenciar na formação de tártaro, porém em menor quantidade. O outro item para a prevenção do tártaro é a escovação, já que os resíduos são moles e vão endurecendo com o tempo, ou seja, você pode escovar os dentes do seu cachorro todos os dias. A escova retira toda a sujeira e previne problemas futuros.

Os dentes dos cãezinhos merecem cuidados especiais. (Foto: divulgação)

Veja também cuidados com o cão durante o verão 

Dicas de como cuidar dos dentes do seu cachorro

1. Não existe uma quantidade específica para escovar os dentes do seu cachorro, mas o ideal é fazê-la diariamente após uma refeição. Segundo especialistas, o dono que escovar os dentes do seu cão pelo menos três vezes por semana já está contribuindo para a saúde bucal do seu bichinho;

2. A escovação deve ser adotada para o cachorro desde o primeiro ano de vida para que ele se acostume com o hábito. Antes desse período as gengivas ainda são muito sensíveis e quando escovadas podem causar dor;

3. Fique de olho nos produtos utilizados na escovação. Prefira as pastas desenvolvidas especialmente para cães. Elas podem ser encontradas facilmente em pets shops;

4. Dê preferência para uma alimentação com rações secas, indicadas pelo veterinário como as mais seguras para os dentes do seu cachorro;

5. Leve seu cãozinho ao veterinário para avaliação periódica dos dentes.

A escovação dos dentes do cachorro é essencial. (Foto: divulgação)

Veja também tempo seco para cães e gatos, cuidados, dicas

A saúde bucal dos cachorros é muito importante para seu bem estar. O ideal é que o dono tenha cuidados diários com os dentes do cão, escovando e aderindo uma alimentação saudável para os mesmos. No caso do cachorro já estar com problemas dentários, atualmente existem muitas técnicas para tratamento dos mesmos. Não deixe de levar seu cãozinho ao veterinário.

Top