Dente de molusco é material mais resistente que existe

Você sabia que o dente de molusco é material mais resistente que existe?  Os dentes das lapas –uma espécie de lesma marinha– são os…

Você sabia que o dente de molusco é material mais resistente que existe?  Os dentes das lapas –uma espécie de lesma marinha– são os elementos biológicos mais forte já testado. De acordo com engenheiros britânicos da Universidade de Porstmouth, suas estruturas podem ser usadas para produzir carros, navios e aviões no futuro. Moluscos têm uma língua de cerdas com pequenos dentes para coletar comida de rochas e levá-la à boca, muitas vezes engolindo partículas rochosas no processo.

Dente de molusco é material mais resistente que existe - Estudo mostra que dente de molusco é o elemento biológico mais duro já conhecido (Foto: Divulgação)

Dente de molusco é material mais resistente que existe

O dente de molusco é material mais resistente que existe, seus dentes são feitos de um composto mineral-proteico, cujos pequenos fragmentos foram testados em laboratório. Os pesquisadores descobriram que esses dentes são mais fortes do que a seda produzida por aranhas e de resistência quase semelhante aos mais fortes materiais produzidos pelo homem.

O segredo da dureza destes dentes está na finura das fibras minerais de goethita das quais são compostos, assim como na disposição destas fibras que conformam o dente (Foto: Divulgação)

As descobertas, publicadas pelo periódico Interface, do grupo científico The Royal Society, sugerem que o segredo da força do material é o fato de suas fibras minerais estarem prensadas em uma estrutura muito fina. E essa descoberta pode inspirar melhorias na forma como construímos de carros e aviões a obturações dentárias.

Esses moluscos têm uma língua de cerdas com pequenos dentes feitos de um composto mineral-proteico para coletar comida de rochas e levá-la à boca, muitas vezes engolindo partículas rochosas no processo. Em comparação com materiais construídos pelo homem, o dente do molusco é quase tão forte quanto as melhores fibras de carbono.

Os dentes deste molusco estão formados por um composto de proteína mineral denominado goethita (Foto: Divulgação)

Biólogos que estudam moluscos se dizem intrigados, mas não surpresos – pela façanha desses seres. Os moluscos são as escavadeiras do litoral razão pela qual seus dentes são tão duros é que, ao se alimentar, eles estão escavando a rocha.

Leia Também:  Cachecol Lacoste Modelos Preços

Os dentes são compostos por fibras minerais de goethita das quais são compostos, assim como na disposição destas fibras que conformam o dente. A goethita, que recebe seu nome em honra ao escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, é um mineral da classe dos hidróxidos que apresenta 63% de ferro em sua composição.

Saiba mais sobre as Lapas

Os dentes das lapas são os elementos biológicos mais duros, mais fortes inclusive que a teia de aranha (Foto: Divulgação)

Na maré-baixa, coladas às rochas das praias, é fácil identificar as lapas, um tipo de molusco semelhante ao caracol, porém com uma concha calcária de formato cônico. O que não se vê é que, para resistir ao vaivém das ondas, os animais utilizam os dentes para se fixar e raspar as superfícies rochosas, de onde obtêm as algas para seu alimento.

 

Top