Dentadura ou implante: qual escolher, diferenças

Os dentes são o “cartão de visita” de qualquer indivíduo. Por isso, cada vez mais surgem novas propostas de tratamento dentário, inclusive para aqueles…

Os dentes são o “cartão de visita” de qualquer indivíduo. Por isso, cada vez mais surgem novas propostas de tratamento dentário, inclusive para aqueles que já perderam a dentição. A falta de dentes pode se transformar em um grande drama e problema de autoestima para algumas pessoas. Pensando nisso, os novos avanços da implantodontia ajudam a resolver o problema. Saiba como escolher e conheça as diferenças entre a dentadura e o implante.

Saiba mais sobre a ponte dentária móvel.

Antes de optar pelo implante ou dentadura, busque a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

 

Conheça a definição e dentadura e implante

Quando um indivíduo apresenta problemas de dentição, ele busca a orientação de um especialista para conseguir escolher entre as opções existentes no mercado da implantodontia: a dentadura e o implante. No entanto, antes de realizar a escolha, é ideal conhecer suas definições.

  • Dentadura – é o conjunto de dentes artificiais que são fixados à gengiva do paciente, por meio de produtos específicos para essa função.
  • Implante – este procedimento visa instalar toda a dentição da zona mandibular superior e inferior.

    O sorriso é o cartão de visita do indivíduo. (Foto: divulgação)

Conheça as vantagens de cada procedimento da implantodontia

Vantagens das dentaduras

  • É uma intervenção de menor complexidade;
  • Menores custos;
  • O tempo de execução do procedimento é reduzido;
  • Ideal para o indivíduo que não tem estrutura óssea adequada para a realização de um implante.

Vantagens do implante

  •  Melhora a função mastigatória por estar fixo às estrutura maxilar;
  • A estética é altamente beneficiada, por não haver riscos dos dentes saírem durante a fala ou o sorriso;
  • Melhora a autoestima, por imitar a dentição verdadeira;
  • Quando há perda da dentição, a zona onde há falta do dente, ocorre atrofia óssea, sendo combatida apensa, através do implante dentário.
Leia Também:  Cuidados antes e depois da depilação íntima

Dentadura X implante

Segundo profissionais da área, os implantes possuem mais vantagens em relação às dentaduras. No entanto, antes de realizar a escolha, o indivíduo deve buscar a orientação de um especialista de modo a conhecer os riscos e os benefícios de cada procedimento. Além disso, é ideal lembrar que o implante dentário está relacionado a uma intervenção cirúrgica, para que a fixação dos dentes seja mais adequada.

Muitos indivíduos apresentam problemas de dentição. (Foto: divulgação)

A falta de dentição é um problema muito comum em nosso meio e isso pode afetar, de forma negativa, a autoestima do indivíduo. Felizmente, hoje existem diversos tipos de procedimentos que visam acabar com o problema, incluindo o uso de dentaduras e a colocação de implantes dentários. Após conhecer algumas informações a respeito, basta buscar a orientação de um especialista e escolher a melhor opção para o problema.

Conheça mais detalhes sobre a prótese dentária. 

 

Top