Dengue: o que é importante saber sobre a doença

PUBLICIDADE

Com o período de chuvas se aproximando, é necessário lembrar que uma doença se torna muito comum nesta época, a dengue.

A dengue é uma doença viral, transmitida pela picada de um mosquito chamado Aedes aegypti. Sua replicação é dependente de água, ou seja, a fêmea do mosquito coloca os ovos na água, onde eles se desenvolvem (ovo – larva – mosquito). O grande problema é que a fêmea pode ser portadora do vírus. Se isso ocorrer, todos descendentes dessa linhagem também serão portadores, colaborando no surgimento de um maior número de transmissores, o que resulta em surtos da doença.

Existem três formas da doença: a dengue clássica, a febre hemorrágica da dengue e a dengue com complicações. As formas mais perigosas são as duas últimas e, geralmente, estão associadas àquelas pessoas que já tiveram alguma vez na vida, contato com o vírus.

PUBLICIDADE

Fique atento aos sintomas

A forma clássica da dengue se manifesta da seguinte forma: febre alta (temperatura entre 39 e 40 graus), de início súbito, associado à dor de cabeça, dor no corpo, dor no fundo dos olhos, tudo isso concomitante ou não a um quadro de manifestação cutânea (na pele). Caso todos esses sintomas ou apenas algum estejam acontecendo com você ou com alguém próximo, procure um médico e o mais importante, nunca realize a automedicação. Isto pode trazer resultados terríveis e até fatais.

E depois, o que devo fazer?

Após procurar um atendimento e for medicado, fique atento a algumas manifestações que possam, eventualmente, surgir, como:

  • Manifestações hemorrágicas – hematomas que surgem com ou sem trauma prévio; sangramento da gengiva, nasal, ocular, digestivo;
  • Falta de ar sem causa aparente;
  • Alteração neurológica, tonturas, dores de cabeça.

Essas manifestações citadas acima estão envolvidas com as outras duas formas da doença: a febre hemorrágica e a dengue com complicações. Assim, procure um médico imediatamente, caso esteja apresentando qualquer sinal ou sintoma descrito.

A dengue pode ser evitada. Para que isso ocorra, é necessário que tomemos algumas atitudes como:

PUBLICIDADE
  • Nunca deixar água parada em recipientes;
  • Verificar se a caixa d´água está devidamente tampada;
  • Colocar areia nos recipientes dos vasos;
  • Trocar a água dos bebedouros dos animais domésticos (gatos, cachorros, pássaros) todos os dias.

O Brasil ainda não conseguiu acabar com a repetição anual de casos de dengue. No próximo verão podem ocorrer mais epidemias dessa doença e com novos tipos de vírus. É muito importante o apoio da população, sem ela, não há como acabar com esse problema.

Faça a sua parte! A dengue pode matar!

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.