Delineador: como escolher corretamente

O delineador se transformou em um item essencial para a maquiagem, sendo responsável por aumentar a intensidade do olhar e tornar a make-up mais…

O delineador se transformou em um item essencial para a maquiagem, sendo responsável por aumentar a intensidade do olhar e tornar a make-up mais sedutora. Embora o seu uso seja muito importante para valorizar os traços femininos, algumas mulheres ainda sentem dificuldades para escolher o delineador ideal.

O delineador é responsável por deixar os olhos bem marcados. (Foto:Divulgação)

Não param de surgir no mercado novas versões de delineadores, mas este item de maquiagem é antigo, pois foi inventado pela civilização do Antigo Egito há 10000 a.C.. Depois de muito tempo, o produto foi resgatado pelas mulheres da década de 20, que encontraram no item de beleza uma forma de deixar os olhos mais marcados, profundos e marcantes. Já nos anos 50, o delineador se transformou em uma das principais apostas das divas de cinema na hora de se maquiar.

Tipos de delineador

Todo delineador tem o objetivo de destacar o olhar através de traços bem marcados. No entanto, para fazer o contorno perfeito, é importante valorizar o formato do rosto e dos olhos, além de optar por um delineador com fácil aplicação e durabilidade.

Há diferentes tipos de delineadores no mercado. (Foto:Divulgação)

Conheça a seguir os principais tipos de delineadores para poder escolher o ideal:

Lápis: o considerado o delineador mais básico de todos. Serve de base para a aplicação de outros produtos que também servem para marcar os olhos. Para usá-lo, não há segredos, basta fazer um contorno rente aos cílios.

Delineador em gel: para fazer a aplicação, é necessário usar um pincel fininho ou chanfrado. Aplique o produto delicadamente sobre o contorno feito a lápis.

Delineador líquido: embora tenha uma textura diferente do gel, o resultado da make-up é basicamente o mesmo. Faça a aplicação usando o pincel do próprio produto, apoiando o dedinho no rosto para ter mais firmeza.

Leia Também:  Customizando sapatos com pedras: passo a passo

Caneta delineadora: este item é muito usado para fazer o acabamento da maquiagem dos olhos, como é o caso do ‘gatinho’. A caneta garante uma aplicação mais precisa e firme.

Delineador colorido: ideal para fazer uma make alegre e divertida.

Saiba mais: Dicas para usar delineador

Como escolher o delineador ideal?

O delineador varia de acordo com o formato do rosto. (Foto:Divulgação)

Na hora de optar pelo delineador ideal, é muito importante observar o tamanho das pálpebras. Se ela for pequena e oferecer pouco espaço para maquiar, então é recomendado fazer um delineador mais fino, pois o grosso não aparecerá com precisão. Agora se a pálpebra é bem ampla, a mulher tem liberdade para abusar de todos os tipos de traços, incluindo um tipo de contorno mais trabalhado.

Veja a seguir qual o traço ideal de delineador para cada tipo de olho:

Olhos pequenos: o traço deve ser acentuado no lado externo, rente aos cílios inferiores.

Olhos grandes: recomenda-se o contorno interno, rente aos cílios inferiores.

Rosto côncavo: o traço deve ser grosso e forte na pálpebra superior.

Olhos caídos: um delineado com estilo gatinho, com risco em direção à sobrancelha, é uma ótima opção para levantar o olhar.

Veja também: Delineador adesivo: como usar

Top