Deixe o Ambiente Com Mais Vida Com as Estampas de Parede

As estampas são capazes de inovar a aparência da casa, mas antes de apostar nessa forma de acabamento é necessário entender como funcionam as…

Por Isabella Moretti em 06/09/2011

As estampas são capazes de inovar a aparência da casa, mas antes de apostar nessa forma de acabamento é necessário entender como funcionam as combinações. Elas marcam presença nos móveis, acessórios e até mesmo revestimento. As paredes estampadas representam uma nova tendência na área de decoração e modernizam todos os cômodos da casa.

Trabalhar com estampas não é uma tarefa fácil, principalmente quando isso envolve combinações.  Alguns motivos não possuem equilíbrio e acabam decorando o ambiente de forma inadequada, até mesmo cafona. Por isso a necessidade de prestar atenção nos padrões e utilizá-los no espaço de acordo com as tendências.

Presentes em vários elementos da decoração, as estampas também aparecem nas paredes. O revestimento vertical que apresenta essa forma de acabamento torna os ambientes mais vivos, alegres, personalizados e até mesmo despojados. Apesar de todas as vantagens que estão associadas ao uso de estampas, há ainda grandes dificuldades para fazer as devidas combinações.

Sugestões para usar estampas nas paredes

As estampas são capazes de adicionar um toque de charme e elegância no revestimento. Elas destacam as paredes e modernizam os principais cômodos da casa. Entre os motivos que estão em alta na área de decoração, vale apenas mencionar floral, animal, gráfico, bolinhas, xadrez e listras. Alguns padrões que ficaram esquecidos no tempo aos poucos estão sendo retomados através das paredes decoradas com estampas.

Durante a década de 90 as estampas não foram muito utilizadas e a decoração passou por uma fase minimalista. No entanto, elas voltam a marcar presença no visual das casas através dos papéis de parede. Alguns motivos clássicos estão ganhando releituras modernas e são responsáveis por otimizar o visual de cada ambiente da casa. Dependendo do trabalho, é possível fazer uma perfeita composição retrô.

As estampas colocam as paredes em foco e criam diferentes sensações nos espaços decorados. Dependendo do padrão escolhido, consegue-se um efeito de amplitude. Além dos desenhos característicos da estampa, é válido redobrar a atenção quanto às cores.  Busque o equilíbrio dos tons e procure valorizar a marcação do contraste com tons neutros. Certos cuidados ao lidar com paredes estampadas podem evitar que o ambiente fique cansativo.

A harmonia entre estampas diferentes é um ponto chave da decoração. As vezes um determinado ambiente mescla motivos e cores que não combinam, o que acaba criando um efeito cafona. Por isso procure considerar a presença de outros elementos decorativos. Caso um cômodo já apresente um móvel chamativo, por exemplo, busque o equilíbrio através de uma estampa mais discreta nas paredes. Verifique ainda se o ambiente combina com um estilo colorido ou monocromático, porque isso vai determinar o tipo de revestimento.

As estampas podem ser aplicadas através de papéis de parede ou tecidos. A segunda opção é ainda inovadora, mas tem representado uma forte influência na área de decoração. Outra possibilidade de trabalhar com estampas no revestimento é através de adesivos decorativos, que ajudam a montar um acabamento detalhado nas paredes.

Um dos principais desafios da decoração de paredes com estampas está na hora de combinar. Há padrões que simplesmente não se enquadram e fica complicado usá-los num mesmo ambiente. Duas alternativas discretas que prometem dividir o espaço com harmonia são risca de giz e floral. Em propostas modernas de decoração é possível ousar um pouco mais.

Para não causar muito impacto com a escolha da estampa das paredes, é indicado trabalhar com o efeito tom sobre tom. Essa idéia também promete facilitar as combinações com os móveis estampados.

Top