Decorar o primeiro apartamento: dicas

A decoração do primeiro apartamento gera muitas dúvidas, principalmente entre as pessoas que não sabem como montar o visual de uma residência. É necessário…

Decorar o primeiro apê é um desafio prazeroso.

A decoração do primeiro apartamento gera muitas dúvidas, principalmente entre as pessoas que não sabem como montar o visual de uma residência. É necessário pensar nas necessidades de cada cômodo, além de determinar um estilo predominante em cada ambiente. Em todo caso, decorar requer tempo, paciência, bom-gosto e dinheiro.

A conquista do primeiro apartamento é um importante passo para a independência, em especial quando o indivíduo resolve morar sozinho. Neste caso ele tem liberdade para fazer uma decoração personalizada e acrescentar elementos que simbolizem suas preferências. Quando o apê é ocupado por um casal ou uma família, a estética dos ambientes precisa agradar a todos e tornar o dia-a-dia mais agradável.

Como decorar o primeiro apê?

O primeiro apartamento representa uma verdadeira conquista, sendo ele alugado ou comprado. Na locação é necessário tomar cuidado para não fazer mudanças muito radicais na estrutura do apê e desrespeitar as normas contratuais. Já quando o apartamento é comprado, as mudanças dos ambientes podem ser feitas, sem é claro comprometer o prédio.

Em residências pequenas, aproveitar espaço é muito importante.

Um dos grandes desafios para quem tem apartamento é conseguir aproveitar o espaço. Os ambientes são pequenos, obrigando desta forma a planejar uma decoração inteligente capaz de aproveitar todas as áreas. Alguns truques podem ser usados para decorar um imóvel pequeno, envolvendo a disposição dos móveis, cores, design e outros elementos.

No apê com espaço limitado, é interessante que as paredes sejam pintadas de branco. A cor neutra não cria cansaço visual e nem deixa os ambientes pesados, além de garantir facilidade nas combinações. Este acabamento também é viável para causar a sensação de amplitude, na qual as áreas parecem maiores do que realmente são.

Leia Também:  Nomes de bebês significado masculino e feminino

Uma forma interessante de aproveitar melhor o espaço é usando móveis planejados nos cômodos, ou seja, peças fabricadas sobre medida para manter a residência bem organizada. Para que o morador tenha uma vida mais confortável, ele deve remover os itens sem funcionalidade no apê, cedendo espaço para a circulação. Para valorizar o espaço e fazer com que um ambiente pareça mais amplo, os acessórios também podem ser grandes aliados, como é o caso do espelho.

Apesar dos tons neutros funcionarem como curingas da decoração, eles podem deixar a decoração monótona. Assim, vale a pena trabalhar com elementos coloridos e bem combinados, sempre se preocupando com o equilíbrio e harmonia.

Dicas de decoração

No caso de apartamento pequeno, a decoração precisa ser mais inteligente.

• A escolha do sofá pode ser o primeiro passo da decoração, afinal, ele é o ponto principal da sala de estar. Esta peça deve apresentar um tamanho apropriado para ocupar o cômodo e sua posição vai determinar o ajuste dos outros móveis e complementos;

• É essencial ter em mente quais as cores dos móveis para depois combiná-las com as paredes. A montagem do layout precisa satisfazer os gostos do morador, que pode gostar de cores mais intensas, mais frias ou neutras;

• No caso do quarto, a decoração deve começar pela escolha da cama e em seguida determinar uma boa iluminação;

• Só invista em móveis planejados se o apartamento for comprado, caso contrário fica difícil reaproveitar as peças encaixadas em outro imóvel.

Top