Decorar banheiros – cuidados, dicas

A decoração do banheiro costuma deixar as pessoas em dúvida, afinal, são muitas as possibilidades para mudar o visual desta divisão da casa. Os…

Por Isabella Moretti em 13/01/2012

Invista em um banheiro claro e confortável

A decoração do banheiro costuma deixar as pessoas em dúvida, afinal, são muitas as possibilidades para mudar o visual desta divisão da casa. Os elementos compositores devem fazer uma perfeita combinação entre si, levando em conta o conforto e a privacidade.

Em casos de banheiros pequenos, recomenda-se uma decoração básica, sem muitas cores ou excesso de peças decorativas. Quando a área é ampla, ela pode receber alguns elementos que indicam estilo e personalidade, sem comprometer o clima agradável.

Mudar o banheiro nem sempre significa gastar muito dinheiro, mas é importante desenvolver um projeto antes de iniciar as mudanças no cômodo. Buscar a harmonia entre móveis, acessórios, cores e iluminação se transforma em algo indispensável para compor a área sanitária.

Como decorar banheiro?

Não basta apenas o banheiro assumir caráter funcional, ele também precisa de uma identidade visual. É possível deixar o ambiente com uma aparência mais rústica, contemporânea, romântica, entre muitos outros estilos.

De acordo com o Feng Shui, uma técnica milenar chinesa, o banheiro é um dos espaços mais temidos da casa. Esta repulsa acontece porque o ambiente costuma roubar energia e interfere na vitalidade dos moradores da casa.

Um banheiro elegante e bem iluminado

Dentro do espaço sanitário, a água tem um efeito negativo por causa do vaso sanitário e dos ralos. O líquido vital não consegue desempenhar um movimento harmônico e continuamente é submetido ao escoamento. Mas, tomando os devidos cuidados,  o banheiro pode se transformar em um espaço de purificação e limpeza.

– Móveis: as peças normalmente compõem o lavabo, oferecendo repartições e gavetas para manter o banheiro organizado. Nos últimos anos a mobília planejada tem feito sucesso na área sanitária e inovado as ideias de decoração.

Os móveis escolhidos para decorar o banheiro devem combinar com os demais elementos, como louças e metais sanitários. Outro aspecto importante diz respeito a proporção de cada item trabalhado na hora de decorar.

– Iluminação: o banheiro deve ser um dos espaços mais iluminados da casa, por isso vale a pena apostar em meios que otimizem a luz dentro do cômodo. A escuridão não pode estar presente no banheiro porque compromete a energia e prejudica o visual. Optar por paredes brancas é uma ótima estratégia para destacar a iluminação no banheiro, tal como o uso de objetos transparentes.  Aproveitar a claridade natural também é uma boa ideia.

– Cores: os tons neutros fazem sucesso no banheiro e combinam com vários estilos de decoração. O uso de tonalidades frias dará uma sensação de tranquilidade no ambiente, mas é sempre importante ter um objeto de cor quente na decoração do espaço.

Louças e metais sanitários precisam fazer uma combinação perfeita

– Acessórios: as louças e metais sanitários são essenciais para compor o banheiro e torná-lo funcional. De repente, algum objeto decorativo no lavabo contribua com a sensação de bem-estar. Em banheiros sem armários, é válido usar pelo menos saboneteira líquida, porta escova de dente e porta sabonete barra.

Aproveite as dicas e decore o banheiro com criatividade e bom-gosto.

 

Top