Decoração zen – dicas, como fazer, fotos

Uma forma bem interessante de pensar em decoração é transformar os ambientes residenciais a partir de uma proposta zen. Os ensinamentos do Oriente podem…

Um quarto de casal influenciado pelo Feng Shui

Uma forma bem interessante de pensar em decoração é transformar os ambientes residenciais a partir de uma proposta zen. Os ensinamentos do Oriente podem ajudar nesta tarefa, como é o caso da técnica milenar chinesa denominada Feng Shui.

Com uma proposta mística e capaz de valorizar os bons fluidos, o Feng Shui vai embasar os seus conceitos a partir dos efeitos das cores e posicionamento dos objetos. Há também uma constante busca para ressaltar os elementos da natureza: a Água, a Madeira, o Metal, o Fogo e a Terra.

Como fazer uma decoração zen?

A decoração zen tem como objetivo criar ambientes agradáveis, capazes de fornecer energia quando necessário ou garantir tranquilidade para os espaços em função do descanso. Normalmente este tipo de decoração afasta as vibrações ruins e traz para a casa a sensação de paz e equilíbrio.

Confira algumas ideias de decoração zen para mudar cada ambiente da casa:

– Sala de estar: vale apena apostar numa decoração acolhedora, que seja capaz de melhorar os laços de afeto entre os familiares. Para deixar o espaço charmoso e confortável, aposte no piso de madeira.

Cores quentes como o vermelho ou laranja são capazes de energizar o ambiente, mas devem ser usadas com moderação para não causar cansaço visual. Para que o ambiente tenha o efeito antidepressivo, aposte na paleta de tons frios.

A posição dos móveis na sala de estar também é um fator muito importante na hora de decorar. Por exemplo, um conjunto de sofá nunca pode ficar de costa para a porta de entrada.

Sala de jantar: caso a intenção seja decorar com espelho, opte por uma peça horizontal. Não exagere na quantidade de móveis neste cômodo da casa para não causar a sensação de sufoco. Além do conjunto de mesa com cadeiras presente no ambiente, use um aparador decorado com flores. Quanto as cores, o vermelho se apresenta como uma boa opção para estimular a fome.

Leia Também:  Alarme Residencial Onde Comprar Barato

– Quarto: a decoração precisa favorecer o descanso, por isso é interessante combinações como azul e branco. Evite ao máximo as vibrações dinâmicas no ambiente, afinal, elas comprometem o sono. A cama precisa ser estruturada com madeira ou metal, além de estar posicionada contra a parede sem janela.

Cozinha limpa, clara e organizada

– Cozinha: este ambiente pode ser definido como um espaço de convivência, por isso vale a pena usar o Feng Shui para deixá-lo  mais agradável. Afaste as energias negativas decorando alguns pontos do ambiente com pimenteira, alecrim, manjericão e outras ervas. Procure decorar a fruteira com frutas frescas, conserve a limpeza e valorize a janela para aproveitar a entrada de luz natural.

– Banheiro: cômodo com maior facilidade de concentrar energias negativas. Para evitar este tipo de problema, é importante manter a tampa da privada baixa e os ralos tampados. Use objetos decorativos de madeira ou aposte na cor verde para detalhar a decoração, equilibrando as energias.

Fotos da decoração zen

 

 

Aproveite as orientações e transforme cada ambiente da casa seguindo uma proposta zen.

Top