Decoração para Casas, Dicas

A decoração de casas está mudando conforme o passar dos tempos, por exemplo, no Brasil Colônia, época que compreende os anos de 1500 até…

A decoração de casas está mudando conforme o passar dos tempos, por exemplo, no Brasil Colônia, época que compreende os anos de 1500 até 1822, as casas eram totalmente diferentes do que se vê hoje, a começar pela própria estrutura física. E ao contrário do que muita gente imagina, não havia aquela coisa luxuosa no interior das residências nessa época. Era tudo bem básico, sem muitos móveis, sem nada de muitos objetos decorativos, mesmo considerando a época do auge do ouro. A vida era basicamente voltada à exportação, a economia não estava ligada ao consumismo, ao luxo, o que refletia diretamente na decoração de casas.

Fazer uma decoração pode não ser algo tão fácil por ser algo muito pessoal, ou seja, uma decoração pode variar muito dependendo do gosto, estilo de vida e rotina diária de cada pessoa.

A decoração de casas deve ser feita levando em consideração, primeiramente, o que o as pessoas desejam no sentido de bem estar, devem decidir se querem estar perto ou longe da natureza, dos centros urbanos, da praia ou do campo. Em segundo lugar são ponderados os tipos de materiais que podem ser usados em residências, para um melhor aproveitamento de recursos naturais, tais como a água, a luz do sol, o uso do solo, entre outros aspectos.

Segundo especialistas, casas modernas são aquelas construídas de forma que não há desperdício de energia nem de materiais, ao contrário, tudo é reaproveitado. A decoração delas é feita conforme essa arquitetura, de modo que os gastos com energia elétrica são até diminuídos por conta disso.

Se começarmos a falar de decoração partindo da fachada de uma casa podemos utilizar as cores mais usadas como o amarelo, verde, azul e também os escuros, como cinza, por exemplo, pois aquela velha casa com tinta branca está fora de moda. O telhado também é colorido de forma harmônica com o que foi utilizado na fachada. Se na frente da residência tiver um pequeno jardim ou plantas, elas podem ser decoradas com pequenos holofotes de jardim e também sapinhos, que são as estátuas que enfeitam esses ambientes. As plantas de casas podem te ajudar na decoração inicial e estruturação da casa.

Leia Também:  Cubas de Inox para Cozinha Industrial

Nos cômodos, os moradores podem usar e abusar de luminárias, lâmpadas de iluminação indireta, espelhos e pisos claros, de modo que esses objetos possam deixar a impressão de que o ambiente é bem maior do que a realidade. A decoração de casas modernas sempre obedece à máxima de aproveitar a luz do dia e de dar a idéia de amplitude.

Portanto, a decoração é um mundo de formas, feitios, padrões, texturas e de cores, sendo que por vezes é tão difícil escolher uma cartela de cores como uma peça de mobília ou um candeeiro. As cores contribuem para a definição de um ambiente como calmo ou jovem, divertido ou elegante e, por isso mesmo, deve ser ponderado cuidadosamente. Peçam amostras de tintas e tecidos, experimentando-as sempre na divisão a decorar antes de tomarem decisões finais. Se estiver em dúvida sobre este ou aquele tom e como combinar diversas cores num só espaço, recorram à sua criatividade.

Alguns sites podem lhe ajudar na hora da decoração de sua casa, pois eles trazem sugestões muito interessantes sobre o assunto, no qual você poderá tirar muitas idéias e recriar na hora de decorar.

Top