Decoração náutica: como fazer?

Está procurando ideias para deixar a casa com a cara do verão? Então experimente a decoração náutica. A proposta se inspira em determinados elementos…

Por Isabella Moretti em 30/12/2011

Cama inspirada num barco

Está procurando ideias para deixar a casa com a cara do verão? Então experimente a decoração náutica. A proposta se inspira em determinados elementos como âncoras, barquinhos, objetos característicos de um barco e trajes de marinheiro. Além do design diferenciado, a combinação de cores também se apresenta como um forte elemento.

O estilo náutico por muito tempo esteve restrito ao interior das embarcações, mas aos poucos ele tem sido incorporado pelas propriedades residenciais, principalmente nas casas de praia. A decoração possui um perfil acolhedor, leve e favorável para o descanso, sendo que toda a inspiração vem dos utensílios náuticos e do próprio mar.

Ideias para decoração náutica em casa

O estilo náutico se apropria de elementos capazes de criar sensações nas pessoas. Móveis, cores, têxteis e objetos são determinantes para ressaltar a atmosfera náutica e adequá-la ao espaço decorado.

Confira a seguir algumas ideias para decorar a casa com o estilo náutico:

– Cores: o destaque fica por conta da combinação branco com azul, que se expressa em todos os elementos da decoração. Tanto o azul marinho como o azul claro combinam com a proposta de decoração, sendo que o primeiro tom se ajusta aos ambientes modernos e masculinos, enquanto o segundo indica frescor e delicadeza. Com a presença do mobiliário, dá para incorporar outros tons neutros como o bege.

Elementos náuticos inspiram a decoração

– Móveis: os itens mobiliários são confortáveis e lembram traços náuticos, como as velas, o timão e o formato do próprio barco. As peças mais simples e básicas demonstram sintonia com o clima do verão, através da fibra sintética, da palha e da madeira em tom claro. Os móveis estofados exaltam as estampas náuticas, como é o caso das listras azul e branco.

Objetos decorativos: há peças temáticas interessantes que podem compor a decoração da casa, como é o espelho com moldura de timão, pratos com estilo náutico, peças artesanais confeccionadas com palha, almofadas estampadas, navio em miniatura, utensílios no formato de âncora e outros artigos que fazem referência ao estilo praiano.

– Revestimento: o revestimento das paredes pode ser neutro ou contar com desenhos temáticos, como é o caso do barco em alto mar ou as estampas de marinheiro. Experimente uma decoração com listras no espaço vertical e use um material mais rústico para cobrir o chão, como é o caso do revestimento com madeira.

– Têxteis: as janelas podem ser vestidas com cortinas azuis ou brancas, sendo que a segunda opção de cor deixa os ambientes mais leves e serenos. Experimente trabalhar com tecidos que exibam estampas náuticas e até mesmo desenhos que lembrem a vida em alto mar, como é o caso do navio, das ondas e peixes.

Fotos de decoração náutica

Aproveite as dicas e deixe a casa com um belíssimo visual náutico.

Top