Decoração Escandinava: dicas, ideias

A decoração escandinava mescla a neutralidade do branco com o estilo clássico, mantendo é claro um toque de romantismo. A proposta tem influenciado as…

Claridade e delicadeza da decoração escandinava.

A decoração escandinava mescla a neutralidade do branco com o estilo clássico, mantendo é claro um toque de romantismo. A proposta tem influenciado as principais tendências do setor e servido de inspiração para a montagem de projetos sofisticados. A valorização do estilo escandinavo resulta da interação entre móveis, revestimentos e acessórios nos mais diversos ambientes residenciais.

O estilo escandinavo

A formação do estilo escandinavo se inspirou na vida dos suecos, dinamarqueses, finlandeses e noruegueses. Estas pessoas que viveram no norte da Europa possuem casas claras, limpas, arejadas e receptivas, capazes de facilitar atividades do dia-a-dia, como cozinhar, costurar e ler.

O estilo escandinavo propõe uma viagem no tempo, revelando a beleza das peças antigas combinadas à claridade e limpeza do branco. Dentro da decoração é possível visualizar móveis coloniais reformados ou não, sendo que a mobília é sempre clara, nostálgica e serena. Para reproduzir nas peças o efeito envelhecido, muitas pessoas apostam na realização da técnica conhecida como pátina provençal.

Objetos coloridos rompem a monotonia do branco.

Existem características capazes de definir o estilo escandinavo na decoração. Em primeiro lugar é importante ressaltar a pureza dos traços e a grande visibilidade que existe no ambiente decorado. A proposta que segue a linha escandinava também sabe como aproveitar as janelas amplas, além de explorar elementos que agregam memórias, a beleza do imperfeito e o ar elegante.

A atmosfera modelada pela decoração escandinava é quase que um ‘clean clássico’. A ideia traz a tona combinações que mesclam estilos já existentes, mas ainda é capaz de preservar o romantismo, o efeito rústico, a tranquilidade e a sensação de conforto.

Aprenda a usar branco em casa. Leia mais: Decoração com branco: ideias, dicas

Como fazer uma decoração escandinava?

Decoração escandinava com toque moderno.

– Móveis: a mobília que decora os ambientes é marcada pela madeira natural e, de preferência, com acabamento clarinho. Os móveis antigos e pintados de branco ganham uma nova vida graças à decoração escandinava.

– Paredes e pisos: o acabamento da casa segue uma base branca, transmitindo a sensação de tranquilidade contínua aos moradores. A neutralidade da cor predominante ajuda a criar uma sensação de amplitude e limpeza.

– Cores: o estilo escandinavo tem o branco como o sua principal cor, mas também é marcado pelos tons pastéis, marfim e azul claro.

– Enfeites: o lustre no teto e os objetos garimpados sobre os móveis ajudam a dar mais personalidade à decoração. Uma forma de romper a monotonia do branco é apostando nos acessórios coloridos, que também deixam o cômodo com um efeito mais personalizado.

– Têxteis: peças como almofadas, cortinas e tapetes ajudam a aumentar a sensação de conforto nos ambientes. Prefira os têxteis de tons mais claros e leves para destacar a luz. Os tecidos na cor verde, terracota, areia e ouro, turquesa e amarelo também são bem-vindas.

Leia mais: Principais estilos de decoração

O lustre e os móveis antigos conversam na decoração escandinava.

Top