Decoração Em Sala De Jantar Com Móveis

A sala de jantar é um dos espaços mais aconchegantes da casa, sendo ideal para reunir amigos e compartilhar refeições. Montada num espaço integrado…

A sala de jantar é um dos espaços mais aconchegantes da casa, sendo ideal para reunir amigos e compartilhar refeições. Montada num espaço integrado ou separado no interior da casa, o cômodo combina perfeitamente com uma proposta de decoração moderna e substitui o antigo ambiente chamado de copa.

Na hora de projetar uma sala de jantar, é necessário que ela seja apropriada para a convivência dos moradores e até mesmo recepção de convidados. O espaço desse cômodo precisa ser bem aproveitado e decorado de forma proporcional, com a mesma busca por conforto que caracteriza o visual da sala de estar.

Dicas para decorar sala de jantar

Os móveis para sala de jantar variam de acordo com a preferência dos moradores. A mobília pode ser tanto mais antiga como também moderna, valorizando materiais de fácil combinação como madeira e vidro. Na hora de decorar uma sala com espaço restrito, é importante tomar cuidado para não prejudicar a circulação de pessoas.

O conjunto de mesa e cadeiras representa o principal item mobiliário de uma sala de jantar. O número de lugares varia de acordo com o tamanho do cômodo ou também com a preferência dos moradores. É importante adotar medidas compactas para garantir a montagem de um ambiente mais aconchegante o possível.

A mesa de jantar pode ser redonda, retangular ou quadrada, enquanto as cadeiras precisam acompanhar o mesmo design para personalizar o conjunto. Quando há espaço disponível no cômodo, o uso de um aparador para completar a mobília pode ser interessante, tal como um pequeno balcão que serve para armazenar louças.

Os acessórios também são importantes para personalizar a sala de jantar, como é o caso do lustre que compõe a decoração pendente do cômodo. Cuidado com os modelos muito rebuscados e com peças grandes, isso pode sufocar os ambientes com teto baixo. Ao decorar com um lustre, prefira algo básico ou que combine com o estilo predominante.

Procure transformar a sala de jantar num espaço harmonioso, onde as pessoas se sintam a vontade para se acomodar e circular pelo cômodo. No que diz respeito aos detalhes, evite cometer exageros com cores e se preocupe sempre com a fluidez.

Os móveis de madeira, que costumam marcar presença na sala de jantar mais elegante, são resistentes e atemporais. Eles normalmente se ajustam a qualquer proposta de decoração e estão disponíveis nas cores claras, intermediárias e escuras. Cuidado com as peças muito claras, elas costumam deixar a sujeira mais visível.

O posicionamento dos móveis dentro da sala de jantar é outro fator que costuma fazer toda a diferença. Os móveis de apoio precisam ficar bem distribuídos no ambiente, sem interferir no destaque dado ao conjunto de mesa e cadeiras. Uma mobília apropriada para sala de jantar com certeza ajuda na criação de um ambiente mais organizado e moderno.

Outro ponto importante na hora de decorar uma sala de jantar é a escolha do enfeite. Nada de deixar o móvel totalmente liso e sem nenhum tipo de acabamento, afinal, é preciso personalizar o espaço. Dessa forma escolha uma toalha delicada para a mesa ou algum objeto que decore bem o centro. Muitas pessoas ainda decoram com flores, mas nem sempre essa idéia é viável. Procure ser o mais original possível no seu trabalho, usando poucos elementos decorativos e capazes de funcionar.

Quem está em dúvida sobre os objetos de decoração para compor a sala de jantar pode considerar determinadas peças como esculturas, garrafas de licor e itens artesanais. Um arranjo floral artificial às vezes combina com o estilo, mas cuidado com os exageros. Por fim e não menos importante, se preocupe com a iluminação agradável.

Top