Decoração em quarto de bebê

Quando o assunto é a decoração de quartos infantis sempre surgem as mais diferentes ideias. É bom que possamos partir de alguns princípios para…

Quando o assunto é a decoração de quartos infantis sempre surgem as mais diferentes ideias. É bom que possamos partir de alguns princípios para que essa decoração seja feita de forma a manter o quarto do bebê um ambiente tranquilo, agradável e seguro para que ele possa explorar, se desenvolver e descansar.

A decoração do quarto deve ser em tons pastéis, para acalmar a criança principalmente na hora de dormir. Mas não use uma cor só! Os bebês são estimulados pela variedade de cores em um ambiente. Objetos pendurados, como móbiles, também são boas opções. Caso você não queira comprar um móbile, considere pendurar um brinquedinho de que a criança goste em um elástico. A tentativa de pegar o brinquedo e o movimento causado pelo elástico são muito estimulantes para a coordenação motora do bebê. O quarto do bebê é o local onde ele passará um bom tempo. Evite objetos soltos e coisas que não sejam de criança no quarto. Tenha um tapete que ocupe a maior parte do chão, onde o bebê poderá ser deixado para descobrir seus movimentos sem que fique em contato direto com o chão frio. Conforme o bebê for crescendo, diminua o tapete. É necessário que o bebê tenha algum apoio no chão para ter firmeza quando está aprendendo a andar. No tapete, perto do bebê, deixe apenas brinquedos que ele possa pegar sozinho e que não precisem da supervisão de um adulto para ser utilizados, como mordedores. Se for possível, tenha um rádio no quarto do bebê. A música serve para acalmar e distrair, além de estimular o aprendizado da fala. Lembre-se que o útero é um lugar muito barulhento e que algumas músicas mais agitadas podem funcionar melhor para acalmar os bebês menores, que ainda têm essa lembrança. O rádio deve ficar em alguma prateleira ou em algum móvel fora do alcance do bebê, assim como sua tomada: bebês gostam de explorar o espaço e podem acabar puxando o fio do rádio caso fique ao alcance deles. Se a tomada ficar em um local baixo, procure esconder o fio usando o próprio móvel onde estará o rádio. Tenha caixas de plástico coloridas ou transparentes no quarto, para guardar os brinquedinhos do bebê, evitando que acumule pó. Use cortinas que cortem a claridade, para quando ele for dormir de dia, mas nada escuro demais, para que ele possa observar a passagem do tempo e aprenda os conceitos de dia a noite.

Continuar Lendo  Decoração de quarto: Fotos

O quarto do bebê, além de aconchegante, deve ser funcional para a mamãe. Ter um trocador no quarto, por exemplo, é algo a ser considerado. É claro que, conforme a criança cresce e ocupa melhor o espaço do quarto, isso deve ser repensado e alterado, mas quando o bebê ainda é bem pequeno, um trocador é algo que pode facilitar bastante a vida da mãe. Outra coisa a ser considerada é uma poltrona onde a mãe possa amamentar a criança. Para o desenvolvimento do bebê, é muito importante que ele tenha o seu espaço e não durma com os pais, mas isso não quer dizer que os pais não possam ficar na poltrona, perto do berço, para o bebê dormir acompanhado. O quarto do bebê deve ser pensado de acordo com as necessidades e as disponibilidades de cada família, mas seguir algumas dessas dicas pode ajudar a transformar o quarto em um lugar agradável e estimulante para o bebê.

Top