Decoração em MDF: sugestões, dicas

Decoração em MDF: sugestões, dicas

O MDF se revela um material bem versátil quando se trata de decoração, afinal, ele permite a montagem de móveis e acessórios capazes de…

Por Isabella Moretti em 30/08/2012

O MDF se revela um material bem versátil quando se trata de decoração, afinal, ele permite a montagem de móveis e acessórios capazes de inovar o visual de um espaço. Para fazer bonitos trabalhos com MDF, é importante explorar o bom gosto e a criatividade.

Quadrinhos confeccionados com MDF. (Foto:Divulgação)

Prático, barato e multifuncional, o MDF permite combinar o artesanato à decoração de forma charmosa e personalizada. O material é fabricado com madeira compensada, por isso é considerado ecologicamente correto. Outro aspecto positivo do MDF é o seu fácil manuseio, ou seja, é um produto que pode ser pintado, colado, encaixado e pregado.

Sugestões para decorar com MDF

O MDF contribui muito com a decoração, mas ele deve ser utilizado corretamente e valorizar uma boa ideia. Veja a seguir algumas sugestões para o uso do material:

A mobília de MDF é muito usada por causa do baixo custo. (Foto:Divulgação)

Móveis
O MDF é um material muito usado na fabricação de móveis modernos, devido ao preço acessível. Os itens mobiliários feitos com compensado são mais baratos do que aqueles estruturados com madeira natural, porém não são tão duradouros.

Ao trabalhar com móveis de MDF na decoração, é importante reconhecer as limitações do material para não encurtar ainda mais a vida útil. Uma peça feita de madeira compensada não pode permanecer em contato com umidade, por isso é necessário descartá-la da decoração do banheiro. O móvel é também exclusivo para interiores, por isso nada de usá-lo para decorar áreas externas.

Prateleiras de diferentes formatos em MDF. (Foto:Divulgação)

Prateleiras
Com o MDF é possível montar prateleiras de vários formatos e tamanhos, moldando o design de acordo com a proposta de decoração.

Escultura de parede decorando a sala. (Foto:Divulgação)

Esculturas de parede
A escultura de parede é um adorno que combina com a decoração moderna e pode ser usado para transformar diferentes ambientes, como sala de estar, sala de jantar e quarto. A peça varia quanto ao design, mas costuma valorizar figuras conhecidas, como animais, silhuetas humanas, símbolos religiosos e arabescos. O MDF se revela o material perfeito para fazer a estrutura vazada.

Carrossel para decorar a mesa do bolo. (Foto:Divulgação)

Enfeites para festa infantil
A mesa do bolo, um dos pontos mais importantes da festa infantil, pode ser decorada com enfeites em MDF para invocar o tema da festa. Também é possível montar cenários divertidos com as peças maiores, confeccionadas com a madeira compensada.

Saiba mais: Decoração em MDF para festa infantil

Divisórias de MDF. (Foto:Divulgação)

Divisórias
As divisórias fabricadas com MDF são usadas para delimitar espaços, substituindo desta forma o papel da parede em um determinado espaço. Para que a estrutura contribua com a decoração, ela pode ser pintada e modelada, ganhando até mesmo efeitos vazados.

Casa de passarinho para decorar o jardim. (Foto:Divulgação)

Casa de passarinho
O MDF pode ser usado em prol da decoração do jardim, basta confeccionar uma casinha de passarinho. Depois de montar a peça, ela pode ser pendurada na árvore para aguardar os visitantes.

Peças em MDF para quarto de bebê. (Foto:Divulgação)

Peças decorativas em geral
Os enfeites confeccionados com MDF podem decorar vários ambientes da casa, principalmente o quarto do bebê. O material é usado para fazer caixas decorativas, porta-retrato, porta trecos, guirlanda, vasos, entre outros adornos. A superfície de cada peça pode ainda ser personalizada com pintura ou colagem.

Veja também: Decoração em MDF para quarto de bebê

Top