Decoração Em Feng Shui Dicas

Procurando ideias para revigorar a decoração? Então conheça os benefícios de enriquecer o visual da casa com o Feng Shui. Trata-se de uma técnica…

Por Isabella Moretti em 26/05/2011

Procurando ideias para revigorar a decoração? Então conheça os benefícios de enriquecer o visual da casa com o Feng Shui. Trata-se de uma técnica milenar chinesa que procura concentrar energias positivas no lar, afastando os maus fluidos e trazendo coisas boas para os moradores. Decoradores e arquitetos já se renderam aos encantos do Feng Shui e por isso apresentam novidades estéticas nos projetos.

O Feng Shui ganhou espaço no Ocidente de maneira impressionante e consegue ditar o rumo de inúmeras propostas de decoração. Ao pé da letra significa “vento e água”, o que de certa forma mostra a sua relação com os elementos da natureza. A técnica chinesa busca acabar com as más vibrações nos ambientes desde que seus primeiros pensamentos foram elaborados.

Os chineses trabalham com o Feng Shui há mais de 4 mil anos, sempre com o compromisso de buscar harmonia  e reunir as forças da natureza para elaborar uma forma de “tratamento dos ambientes”. A técnica acredita que o ambiente influencia no comportamento das pessoas, por isso algumas alterações são fundamentais para a conquista do bem-estar.

Os estudiosos chineses passaram a pensar no espaço a partir da perspectiva visível e invisível, procurando relacionar a dicotomia para poder equilibrá-la da melhor forma possível. As idéias serviram de base para lançar novas formas de decoração e concentrar positividade em diferentes áreas.

Como decorar com Feng Shui?


O Feng Shui se inspira nos cinco elementos da natureza para criar uma sensação de conforto espiritual dentro de casa, são eles madeira, fogo, terra, metal e água. O símbolo da técnica tem como finalidade equilibrar o fluxo de energia, de acordo com a idéia do Yin e Yang (princípio ativo e passivo). As cores trabalhadas pelo Feng Shui também possuem significados e concentram vibrações positivas para diferentes pontos da vida.

Para montar a decoração com Feng Shui, usa-se o Ba-guá, uma gravura na forma de polígono com oito lados que ajuda a harmonizar todos os aspectos da vida do morador. Em sentido anti-horário, seus conceitos serão aplicados de acordo com a planta baixa da casa.

Os oito lados que compõem o Ba-guá são: Prosperidade, Sucesso, Relacionamentos, Criatividade, Amigos, Trabalho, Espiritualidade e Família. Como mostra a ilustração, cada parte do polígono recomenda o usa de cores específicas para conseguir canalizar as energias para todos os aspectos da vida abordados pelo Feng Shui.

Confira a seguir dicas para usar feng shui na decoração levando em conta os elementos. Lembrando que você não precisa ter uma casa com sete cômodos para aplicar a técnica.

– Prosperidade: ideal para estimular o ganho de dinheiro e melhorar o potencial para administrar. As melhores cores para se aplicar no cômodo são roxo, lilás e púrpura. Tudo que emite luz é bem vindo, como espelhos e objetos de vidro.

– Família: ideal para ambientes de reconciliação, onde as pessoas precisam ficar calmas e sem tumultos de brigas. Uma parede pintada de verde ajuda a canalizar a proposta do Feng Shui. Objetos como espelhos, troféus, fotos da família favorecem a linguagem visual.

Espiritualidade: espaço para descansar, orar ou meditar, lugar perfeito para a tomada de decisões onde a cor azul é muito favorável. Itens como sofás, poltronas e objetos de vidro ajudam a alcançar esse propósito de tranqüilidade.

Trabalho: ideal para a empresa ou para um espaço home-office que reforça a necessidade de desempenhar tarefas profissionais. A cor preta aliada a espelhos, computadores e fontes de água ajudam a dar forma a um ambiente equilibrado. Trabalhar com a cor preta não significa montar ambientes escuros.

Amigos: espaço para receber pessoas queridas, para ajudar na conquista de objetivos ou na superação de momentos difíceis. A melhor cor para se aplicar é o cinza ou o prata, aliada a painéis de fotos, cristais, figuras de anjos e objetos referentes a sua crença.

– Criatividade: como o branco é a mistura de todas as cores, ele estimula a imaginação e acaba sendo perfeito para os ambientes que estimulam o senso criativo. O ambiente se torna perfeito para leitura, estudos e trabalhos artísticos. Peças artesanais, fotos e uma escrivaninha são bem vindos.

Relacionamento: perfeito para o quarto de casal, porque a combinação de cores e objetos orienta as relações amorosas. Costuma harmonizar o dia a dia do casal ou favorecer o encontro de um novo amor. Coloque no cômodo todos os objetos que são importantes e crie uma atmosfera romântica com rosa, branco e vermelho.

Sucesso: ambiente da casa perfeito para alcançar metas e realizar tarefas bem sucedidas. Invoque a intensidade do vermelho na decoração, retire os objetos que possam trazer lembranças tristes, adicione plantas, espelhos redondos, poltronas e crie um espaço agradável.

Top