Decoração ecológica – como fazer

A decoração ecológica pode ser considerada uma tendência que está influenciando no visual de cada cômodo da casa. A proposta busca fortalecer a ideia…

Por Isabella Moretti em 22/12/2011

Na decoração ecológica é possível reaproveitar

A decoração ecológica pode ser considerada uma tendência que está influenciando no visual de cada cômodo da casa. A proposta busca fortalecer a ideia de sustentabilidade, se apropriando de elementos renováveis e biodegradáveis para ornamentar os espaços. Para conseguir os melhores resultados, a decoração ecológica conta com fortes aliados, como a reciclagem e artesanato.

O estilo ecológico inova o conceito de decorar casas porque procura principalmente reaproveitar os materiais e poupar o meio ambiente. Os ajustes começam a ser feitos desde a estrutura da casa até as peças usadas na decoração dos espaços residenciais. É importante destacar que a criatividade e o bom gosto contribuem para montar um projeto que poupe recursos naturais.

Dicas para fazer uma decoração ecológica

– Estrutura da casa: a madeira se destaca como um material mais ecológico do que aqueles usados na alvenaria, isso porque o gasto de energia ao longo da produção é bem inferior. Procure construir janelas bem posicionadas, principalmente pensando nos espaços de convívio para aproveitar a claridade natural.

– Móveis: aproveite o mobiliário antigo para decorar e evite comprar novas peças. Além de poupar dinheiro, o morador também contribui com a preservação do meio ambiente. Os itens que já fizeram parte da decoração em outro momento podem ser restaurados, ganhando até mesmo uma nova pintura. Se for a primeira compra de móveis, prefira os produtos a base de materiais reciclados.

Mosaico com pedaços de embalagem plástica

– Revestimento: a pintura das paredes pode ser feita com tinta ecológica, sem tantos compostos químicos que prejudicam a saúde e o meio ambiente. Os principais fabricantes já estão trabalhando com esta categoria de produtos e obtendo bons resultados nas vendas que atuam em defesa do lar ecológico.

O acabamento da parede também conta com a técnica do mosaico, que se apropria das embalagens de plástico para dar forma a lindas composições. Através da técnica é possível criar painéis coloridos, encaixando os pedaços para construir uma belíssima ilustração. O material que seria jogado no lixo passa a ser usado com um novo fim dentro da decoração.

No espaço horizontal, a madeira de demolição pode adicionar um acabamento rústico e ecológico. Na verdade todos os materiais considerados linóleo são capazes de fazer uma cobertura perfeita no chão, sem comprometer o meio ambiente.

– Acessórios: as peças artesanais são sempre bem-vindas à decoração ecológica, principalmente quando elas usam materiais recicláveis na confecção, como alumínio, vidro, plástico, papel e retalhos de tecido. Fique bem à vontade para trabalhar com os objetos decorativos, mas sempre com o cuidado de fazer as melhores combinações. Bambu e cortiça são recursos que também marcam presença na decoração ecológica por meio dos acessórios.

 

Parede revestida com réguas de bambu

 

Top