Decoração de varanda aberta: dicas

Considerada um ambiente de tranquilidade e descanso, a varanda transforma a casa em um lugar mais agradável para se viver. A divisão é responsável…

Por Isabella Moretti em 08/03/2012

A varanda ao ar livre é confortável e relaxante.

Considerada um ambiente de tranquilidade e descanso, a varanda transforma a casa em um lugar mais agradável para se viver. A divisão é responsável por aumentar o contato dos moradores com a natureza, além de apresentar um clima bem receptivo para acomodar os amigos e familiares.

Para que a varanda se transforme em um espaço mais agradável de conviver, é importante que ela conte com uma boa decoração. Os móveis e acessórios precisam estar bem distribuídos na área, deixando as pessoas a vontade para aproveitar os momentos ao ar livre.

Dicas para decorar varanda aberta

A varanda aberta aparece como um espaço que faz sucesso na área externa da casa. Ela pode colocar em evidência o paisagismo do lugar, ou seja, os vasos de flores, arbustos e canteiros que de certa forma contribuem com a decoração. No chão, vale a pena apostar numa superfície revestida com grama, decks de madeira ou pedras naturais.

Algumas varandas ao ar livre preservam a empatia com o ar livre, destacando a presença dos elementos da natureza. Além das plantas e pedras, o ambiente externo também pode contar com uma fonte artificial na sua decoração, que simula a queda d’ água com o efeito de uma cascata. Este tipo de ornamento é feito com pedaços de bambu e resulta em um barulhinho relaxante.

Escolha móveis resistentes para decorar a varanda aberta.

Os móveis que decoram a varanda aberta precisam ser confortáveis e resistentes, levando em conta a proposta deste ambiente residencial. Entre os itens mobiliários que favorecem a acomodação, vale ressaltar a espreguiçadeira, namoradeira, sofá, poltrona, chaise longue, pufe, entre outros.

Para que os móveis da varanda sejam considerados resistentes, tudo depende muito dos materiais usados na fabricação. Como a área externa está vulnerável aos impactos do sol, vento e chuva, é importante que a mobília seja resistente e não se danifique com tanta facilidade. Uma boa opção para decorar a varanda é usando os móveis de fibra sintética.

Ainda se tratando da mobília, é essencial evitar peças que podem ser facilmente afetadas pelos fatores climáticos. Alguns materiais não são indicados para a decoracao externa porque desbotam por influência do sol ou enferrujam em decorrência da chuva.

A área externa conta com um charmoso pergolado.

Uma forma de reforçar a proteção da varanda é adotando o pergolado, uma cobertura rústica e bem estruturada que reduz a incidência do sol e aproveita a área externa da melhor maneira possível. Montado com madeira ou bambu, o pergolado se destaca como um elemento decorativo capaz de transformar a proposta de uma varanda aberta.

Aproveite as dicas para montar uma decoração moderna, charmosa e aconchegante na sua varanda.

 

 

Top